Quiabo

Quiabo é um alimento tradicional na culinária brasileira e possui diversos nutrientes, o que o torna altamente saudável.

O quiabo é a fruta do quiabeiro (Abelmoschus esculentus). Mesmo que muitas pessoas o considerem como um legume, o quiabo é um fruto. A classificação desse alimento como fruto se dá simplesmente pelo fato de ele possuir sementes em sua parte interior, assim como é o caso do tomate.

Muito tradicional na culinária brasileira, o quiabo é comprido, entre 10 cm e 15 cm, com formato semelhante a um cone e cor verde. Sua textura externa é aveludada, e, por dentro, possui uma famosa baba e pequenas sementes.

Há milênios, o quiabo era cultivado no território africano. Com a vinda dos escravizados para as Américas, no século XVI, por meio das navegações europeias, o alimento chegou ao Brasil. O clima quente de boa parte do país, semelhante ao encontrado na África, contribuiu para o cultivo do vegetal, que se incorporou à culinária local.

Leia também: Mandioca – planta caracterizada por ser uma importante fonte de amido

Quiabo chegou ao país com as navegações europeias, no século XVI.

Cultivo do quiabo

O quiabeiro, ou pé de quiabo, é uma planta que varia de tamanho, mas pode chegar até três metros de altura. As folhas da planta são divididas em grandes partes e têm entre 20 cm e 30 cm de comprimento.

A plantação do quiabo pode ser feita por mudas ou sementes, sendo por sementes a mais tradicional. Após o plantio, no período de 60 a 75 dias, o fruto já está pronto para ser colhido. O desenvolvimento do fruto não é bom em locais com temperaturas mais baixas e solo muito úmido, por isso, o prazo para colheita pode demorar mais em locais frios.

Durante o processo de germinação, o quiabeiro abre flores. É na parte interna dessas flores que os quiabos crescem, ao longo de todo o pé.

Colheita do quiabo pode ser feita após cerca de dois meses do plantio.

Benefícios e nutrientes do quiabo

Muito presente no prato dos brasileiros, o quiabo é um alimento considerado saudável e que pode trazer muitos benefícios para quem o consome.

Entre as propriedades nutricionais do quiabo, está uma boa quantidade de fibras, vitamina C, ácido fólico e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e melhoram o sistema imunológico.

Já as sementes são ricas em proteínas, e, por isso, o quiabo também ajuda na melhora do trato intestinal. Seu consumo contribui para o combate de verminoses, diarreia e problemas no estômago.

Veja também: Mito ou verdade: o quiabo ajuda no tratamento da diabetes?

Culinária

Quiabo é um fruto muito consumido nas principais refeições brasileiras.

Geralmente, o quiabo é servido no almoço ou jantar, acompanhando os alimentos básicos da alimentação brasileira, como arroz, feijão e carnes.

Apesar de ele ser muito famoso pela sua baba, algumas pessoas costumam tirá-la na hora do preparo. Para extrair a baba do quiabo, existem algumas opções. Uma delas é cortar as pontas do alimento e deixá-lo de molho em água com limão por cerca de 30 minutos, e depois lavá-lo e secá-lo para o preparo. Uma outra dica é colocá-lo em uma panela com óleo em fogo médio e mexer até que a baba se separe dele.

Cultura afro

O quiabo também tem uma importância, além da culinária, na cultura afro-brasileira. No candomblé, existem rituais em que o alimento é utilizado como oferenda aos orixás Ibeji, protetor das crianças, e Xangô, que representa a justiça.

Créditos de imagens:

[1] Shutterstock

[2] Shutterstock

[3] Shutterstock

 

Por Giullya Franco
Jornalista

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCO, Giullya. "Quiabo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/quiabo.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante