Pessoa aferindo pressão

A pressão baixa, também denominada hipotensão, pode ser uma doença ou a manifestação de alguma doença. Para aferir a pressão de uma pessoa existem aparelhos modernos que depois de colocados no pulso e inicializados com o toque de um botão já verificam, em poucos segundos, a pressão, mas há também os aparelhos usualmente utilizados: esfigmomanômetro e estetoscópio.

Excesso de calor em razão do clima ou de um local pouco ventilado, uso inadequado de remédios, desidratação e até mesmo o fato de levantar rapidamente de uma posição também podem ocasionar uma queda de pressão. Sintomas como visão escurecida, dores, sonolência, tontura, suor frio, cansaço, pele úmida e gelada, coração acelerado, vômitos, câimbras, palidez e uma sensação de que o corpo está fora de controle, prestes a desmaiar, podem ser sinais de pressão baixa.

Pode ocorrer também o choque, condição em que o sangue circulante é insuficiente na oxigenação de todo o corpo e ocorre em virtude de hemorragias, envenenamentos, queimaduras profundas, doenças do coração, pulmão ou rins, dentre outros. Os sintomas envolvem dores, taquicardia, perda da consciência, dentre outros.

A pressão arterial normal varia de pessoa para pessoa, as mulheres são as que mais comumente possuem pressão baixa. Mas a pressão deve ficar próxima a 120 por 80mmHg, dependendo da situação na qual a pessoa se encontra.

É muito importante a prática de atividade física, manter uma alimentação saudável e evitar levantar-se rapidamente, pois o organismo precisa de um tempo para se adaptar a uma nova posição. Essas são dicas úteis para preservar a saúde não somente do sistema circulatório, mas de todo o organismo.
 

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LAY-ANG, Giorgia. "Pressão Baixa "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/pressao-baixa.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante