As hortaliças são importantes no combate da fome oculta

A síndrome da fome oculta ocorre pela perda de nutrientes armazenados no organismo, perda essa causada pela má alimentação dos indivíduos. Não há sintoma no primeiro estágio, pois a síndrome não compromete o rendimento corpóreo. Posteriormente começam a aparecer sintomas como contração dos músculos, câimbras, irritação, fraqueza, exaustão, cansaço, sangramento vaginal, queda de cabelo e outros.

A síndrome se manifesta principalmente em pessoas que fazem dietas alimentares rigorosas, em pessoas que fazem exercícios físicos e em obesos. Tais pessoas cortam consideravelmente algum grupo alimentar com a intenção de perder peso provocando, assim, a carência de determinados nutrientes. De difícil diagnóstico, a síndrome da fome oculta é bastante confundida com outros transtornos alimentares como compulsão alimentar (já que o indivíduo come e ainda sente necessidade de comer), anorexia e desnutrição, já que os alimentos consumidos não possuem quantidade necessária de vitaminas e sais minerais.

As pessoas que se alimentam fora de casa ou aquelas que não conseguem preparar alimentos naturais e saudáveis por falta de tempo precisam dar preferência a restaurantes self service, pois é possível escolher alimentos assados, cozidos e in-natura, evitando frituras e alimentos congelados.
A síndrome da fome oculta provoca problemas no sistema imunitário e no desenvolvimento do indivíduo, fazendo com que, nesse período, o indivíduo permaneça frágil quanto à ação de vírus, bactérias e outros.
 

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Fome Oculta"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/fome-oculta.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante