Estrias avermelhadas localizadas na barriga de uma mulher grávida

As estrias são rompimentos que ocorrem nas fibras de colágeno e elastina que fornecem elasticidade à pele. Tais fibras permanecem na derme, camada interna da pele e, quando esta se rompe, forma cicatrizes originando as estrias. Os locais mais propensos ao aparecimento de estrias são o dorso do tronco, abdômen, nádegas, coxas, mamas, culotes e quadris, afetando ambos os sexos e podendo aparecer em qualquer fase da vida.

A pele sensível e de pouca elasticidade pode estar ligada a fatores genéticos; além disso, as alterações hormonais também alteram as proteínas da pele; os medicamentos à base de corticoides reduzem a elasticidade natural da pele; e as alterações de peso promovem a ruptura da pele. Do mesmo modo, a estria também pode estar relacionada à gravidez, quando no decorrer do período a mulher engorda em demasia; e à musculação, quando os exercícios são realizados em excesso.

Quando ocorrem tais rupturas, as estrias aparecem com tonalidade avermelhada provocada pelo grande fluxo sanguíneo e inflamação, tornando mais fácil o tratamento. Quando a estria avermelhada cicatriza, perde a tonalidade avermelhada, ficando esbranquiçada e atrofiada, o que torna o tratamento mais difícil.

Com um bom tratamento a estria pode ser amenizada e disfarçada, mas não curada, por se tratar de uma cicatriz natural do organismo. Para que não se tenha problemas com o visual do corpo é importante utilizar filtro solar, beber bastante água, evitar ganhos e perdas de peso, ativar a circulação da pele, fazer exercícios físicos sem exageros, ingerir alimentos naturais, evitar roupas apertadas e hidratar sempre a pele.

Existem vários tipos de tratamento para as estrias:
Peeling químico: provoca a descamação da pele superficial para que uma nova pele cresça na região;
Microdermatoabrasão: utiliza um aparelho que tem uma ponta de um cristal ou diamante para esfoliar a pele, recobrir a estria e regenerar a pele;
Intradermoterapia: injeta ácidos e vitaminas para estimular a formação de uma nova pele sobre as estrias;
Laser Cool Touch: estimula a derme a produzir mais proteínas na pele com estrias;
Laserterapia vascular: reduz a circulação do sangue nas estrias e estimula a produção das proteínas no local afetado.

Por Gabriela Cabral

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Estrias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/estrias.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante