Riscos da areia contaminada de parquinhos

A areia contaminada de parquinhos pode ser responsável por desencadear doenças, como o bicho-geográfico, que é causado por um nematódeo.

Os parquinhos com areia são uma diversão para as crianças, mas podem esconder uma série de doenças.
Crédito da Imagem: shutterstock

Os parquinhos com areia, sem dúvida, são uma alegria para as crianças. Entretanto, essa alegria pode tornar-se um problema quando essa areia está contaminada. O grande problema está no fato de que, na maioria das vezes, esses tanques de areia não são tratados da maneira adequada e acabam tornando-se, por exemplo, locais em que vários animais eliminam suas fezes. A seguir você verá as doenças que podem ser contraídas nos parquinhos.

Leia também: Cinco doenças transmitidas por contato

Doenças que podem ser contraídas em parquinhos

Bicho-geográfico

O bicho-geográfico ou larva migrans é um dos principais parasitas adquiridos em locais que apresentam grande quantidade de areia, como parquinhos e praias. A doença é causada por larvas de algumas espécies de nematódeos do gênero Ancylostoma, que penetram na pele quando essa entra em contato com solo contaminado pelas fezes de cães e gatos. Nos cães e gatos, os parasitas vivem no intestino, onde liberam ovos, que caem no ambiente, contaminando-o. No solo, os ovos dão origens a larvas, que podem permanecer viáveis por várias semanas.

O bicho-geográfico causa lesões à medida que a larva move-se pela pele.

A doença, inicialmente, apresenta-se como uma pequena picada de inseto. Posteriormente, a larva, que fica confinada na epiderme e derme superficial, move-se. Ao se mover, essa larva causa lesões e, em razão do padrão de curvas deixado na pele, ela ficou conhecida como bicho-geográfico. Outro ponto que merece ser destacado é a coceira no local, que é intensa e ocorre como consequência do deslocamento da larva na pele. Geralmente as principais áreas afetadas são os pés, as pernas e as nádegas.

O melhor tratamento será recomendado pelo médico, mas normalmente se baseia no uso de pomadas e medicamentos de uso oral. Vale destacar que é possível que ocorra a cura espontânea do bicho-geográfico, porém o tempo de melhora é incerto e não é recomendado que se espere que isso aconteça.

Leia também: Doenças relacionadas com a água

Micoses

São chamadas de micoses as doenças causadas por fungos. Essas infecções, a depender do fungo causador do problema, podem atingir a pele, as unhas e até mesmo os cabelos. Dentre os sintomas das micoses, podemos citar o surgimento de manchas no corpo e coceira.

Micoses são doenças causada por fungos e podem gerar, entre outros sintomas, manchas na pele.

O tratamento depende do tipo de micose contraído. De maneira geral, o medicamento que é utilizado para tratar micoses são os antifúngicos, que podem ser orais ou tópicos (usados sobre a pele).

Leia também: O que são dermatofitoses?

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado “Toxoplasma gondii”, o qual possui como hospedeiro definitivo os felídeos (família de mamíferos que inclui animais como o gato, leão, onça etc.). Os felídeos contaminados eliminam esse protozoário nas fezes, podendo contaminar, por exemplo, a areia dos parquinhos.

Ao brincar na areia contaminada, a criança pode ter contato com o protozoário e ingeri-lo, por exemplo, ao se alimentar sem lavar as mãos adequadamente. A principal forma de transmissão da toxoplasmose para o homem é a via oral, isto é, por meio da ingestão de alimentos e águas contaminados com o protozoário.
 

O gato é o hospedeiro definitivo do protozoário causador da toxoplasmose.


A maioria das pessoas com toxoplasmose não apresentam sintomas, e a doença evolui, na maior parte dos casos, sem sequelas em pessoas saudáveis. Nas gestantes, a doença pode ser grave, assim como em pacientes que apresentam a imunidade comprometida, sendo esse o caso de pacientes com aids.

Nas gestantes, a doença pode causar, entre outros problemas, o aborto. Em pessoas com baixa imunidade, podem ocorrer sintomas como dores de cabeça, falta de coordenação e convulsões. Caso queira saber mais sobre o assunto, leia: Toxoplasmose.

Cuidados com a areia de parquinhos

A areia dos parquinhos pode ser facilmente contaminada, portanto é fundamental atenção especial ao cuidar dessas áreas. Recomendam-se cobrir a parte de areia todos os dias após terminar as atividades e garantir a proteção dessas áreas para que cachorros, gatos e outros animais não entrem em contato com a areia. Além disso, recomenda-se revolver o solo com o rastelo diariamente para que a areia tenha melhor exposição ao sol.

Os parquinhos com areia devem ser bem cuidados para evitar doenças como o bicho-geográfico.

Vale salientar que nem sempre é possível garantir esses cuidados com os parquinhos de areia, principalmente quando falamos em parquinhos públicos. Nesse caso, é fundamental observar se o local é limpo com frequência e se há muitos animais na região.

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Riscos da areia contaminada de parquinhos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/riscos-areia-contaminada-parquinhos.htm. Acesso em 30 de abril de 2024.

De estudante para estudante