Por que não podemos compartilhar objetos pessoais?

Compartilhar objetos pessoais pode causar danos à saúde, portanto, devemos ficar atentos a esses hábitos simples e bastante comuns no nosso dia a dia.

Ao beber água na garrafa, esta entra em contato com a saliva, a qual contém vários micro-organismos
Crédito da Imagem: shutterstok

Muitas pessoas pensam que não há problema em dividir objetos pessoais, como um copo ou uma garrafinha de água. Entretanto, vários problemas de saúde podem ser desencadeados por esse simples gesto. Certos objetos podem conter uma série de micro-organismos causadores de doenças.


Perigos de se compartilhar objetos de uso pessoal

Veja a seguir alguns objetos que não devem ser compartilhados e os motivos pelos quais essa recomendação é feita:

  • Copos, garrafas e talheres
    Várias doenças podem ser transmitidas ao se compartilhar esses objetos, como é o caso da hepatite A, herpes, amigdalite e gripe, inclusive a gripe H1N1. Esses objetos podem contribuir para a transmissão dessas enfermidades, pois neles encontramos saliva, a qual possui diversos micro-organismos.

Leia também: 10 formas de prevenir-se de gripes e resfriados

  • Escova de dente

    A escova por si só já é um local propício para a multiplicação de micro-organismos que podem causar doenças. Além disso, nelas são encontradas bactérias da nossa boca que são passadas para as escovas e podem formar colônias. Também pode haver sangue na escova, resultante do processo de escovação. Assim sendo, compartilhá-las pode trazer danos. A cárie, por exemplo, pode ser transmitida dessa forma.


Emprestar a escova de dente pode ocasionar o surgimento de cáries

  • Toalhas
    As toalhas também não devem ser emprestadas, pois é possível adquirir doenças, como gripe e infecções de pele. Podemos destacar ainda doenças que são transmitidas de maneira indireta, como a infecção por HPV. Apesar de o HPV ser transmitido frequentemente por via sexual, existem outras vias de transmissão, como o compartilhamento de toalhas e roupas intimas.

Leia também: Vacina contra HPV

  • Roupas íntimas

    Roupas íntimas podem conter uma série de micro-organismos e estão relacionadas com várias infecções, como o HPV, candidíase e até mesmo infecções urinárias.

  • Escova de cabelo

    Até mesmo a escova de cabelo não deve ser compartilhada. É possível adquirir piolho e alguns fungos.

  • Alicates, lâminas de barbear ou aparelhos que furam ou cortam

    Esses objetos, por terem contato com o sangue, podem ser responsáveis pela transmissão de hepatite B, C e D e até mesmo HIV (vírus causador da AIDS).

  • Rímel, lápis de olho e delineador

    Ao compartilhar esses produtos de maquiagem, a pessoa está sujeita a contrair, por exemplo, conjuntivite e outras infecções.


Maquiagens também podem transmitir doenças. Ao compartilhar rímel, lápis de olho ou delineador, podemos contrair, por exemplo, conjuntivite

  • Batom:

    Também pode transmitir doenças, como herpes.

Percebemos, portanto, que objetos de uso pessoal, como o próprio nome indica, devem ser de uso exclusivo de seu dono. Não emprestar um desses objetos não significa que você não seja uma pessoa prestativa, mas sim que é uma pessoa preocupada com a sua saúde e com a das outras pessoas a sua volta.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Por que não podemos compartilhar objetos pessoais?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/por-que-nao-podemos-compartilhar-objetos-pessoais.htm. Acesso em 03 de maio de 2024.

De estudante para estudante