Como fazer o álcool 70% para limpar as cantinas escolares?

O álcool 70% pode ser preparado misturando-se três parte de álcool 92,8% com uma parte de água fervida ou filtrada, valendo por 24 horas.

O álcool 70% é usado para limpeza de vários lugares, principalmente de estabelecimentos comerciais que servem alimentos. Um desses lugares são as cantinas escolares, que fornecem comida para uma quantidade muito grande de crianças e adolescentes.

As crianças abaixo de cinco anos de idade são mais vulneráveis a contrair doenças por meio da alimentação. Além disso, muitos jovens possuem problemas no sistema imunológico que também os deixam propensos a esse tipo de contaminação. Esses riscos são sérios, podendo levar até mesmo à morte.

Leia também: Dicas para evitar intoxicações e envenenamentos

Como deve ser feita a limpeza de cantinas?

Por isso, o “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável” do Ministério da Saúde traz de forma bem detalhada quais são os critérios de higiene e limpeza que uma cantina escolar precisa adotar. Entre eles, temos a limpeza constante das instalações (paredes, tetos, ralos, chão, luminárias, portas, janelas etc.), dos equipamentos e utensílios usados.

A limpeza deve ser feita com água e sabão, mas a higienização também precisa contar com um processo de desinfecção para matar as bactérias que não são removidas apenas com a água e o sabão. Essa desinfecção pode ser feita com água sanitária diluída em água (10 mL para 1 litro de água) e com álcool 70%. Esse álcool também é usado na cantina pelos funcionários após lavarem as mãos, principalmente quando forem ao banheiro.

Veja também: Água com sabão ou álcool em gel: qual o mais eficaz?

Como obter o álcool 70%?

É bem simples, basta seguir as instruções abaixo:

1. Coloque 3 litros de álcool 92,8% em um recipiente bem limpo e seco;

2.  Adicione 1 litro de água filtrada ou fervida;

3. Misture bem e pronto!

As cantinas escolares devem passar por desinfecção para matar as bactérias e outros causadores de doenças.

É importante saber que esse produto tem validade de apenas 24 horas, por isso, faça somente a quantidade que você for usar no dia. A proporção entre a água e o álcool 92,8% é de 1:3, assim, você pode usar outras medidas de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, pode ser três copos de álcool 92,8% para um copo de água e assim por diante.

Para ver outras medidas para limpeza e higienização da cantina, leia o artigo “Higiene dos alimentos nas cantinas escolares”.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Como fazer o álcool 70% para limpar as cantinas escolares?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/como-fazer-alcool-70-para-limpar-as-cantinas-escolares.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante