Como evitar a dor nas costas

Para aprender como evitar a dor nas costas no nosso dia a dia, é fundamental conhecer os fatores que podem desencadeá-la.

As dores nas costas podem ser causadas por um grande esforço
Crédito da Imagem: shutterstock

As dores nas costas, sem dúvidas, incomodam muitas pessoas, seja na fase adulta como na infância. Estima-se que de 70% a 85% da população já teve um quadro de dor nas costas durante a vida. Apesar de poderem esconder problemas graves de saúde, essas dores são, muitas vezes, ignoradas.

→ O que pode levar à dor nas costas?

Vários fatores podem afetar nossa coluna e causar dores nas costas. Entre os problemas mais conhecidos, merece destaque:

⇒ Sedentarismo: O sedentarismo está relacionado, por exemplo, com o enfraquecimento da musculatura envolvida na extensão do tronco e, portanto, pode desencadear dores nas costas.

Obesidade: O excesso de peso pode causar desgaste na coluna vertebral.

⇒ Má postura: A má postura merece uma atenção especial, afinal, nos dias atuais, encontramos vários elementos que favorecem essa prática. Um bom exemplo disso é o uso de smartphone, que nos força a ficar sempre com o pescoço para baixo. Além disso, não podemos esquecer do notebook utilizado no colo, da má postura ao sentar-se na sala de aula ou no trabalho, entre vários outros casos em que nos esquecemos da postura ereta.

⇒ Uso de salto alto: O uso de sapatos com salto alto pode aumentar a pressão na lombar, desencadeando dor.

⇒ Bolsas e mochilas pesadas: O excesso de peso carregado em mochilas e bolsas provoca uma grande tensão nas estruturas da coluna e dos ombros. Essa tensão provoca alterações posturais, as quais podem desencadear dor. O problema é ainda pior quando apenas um dos lados do corpo recebe a carga.

Tabagismo: O tabagismo pode relacionar-se com as dores na coluna, pois as substâncias químicas presentes no cigarro causam problemas no aparelho musculoesquelético, como desidratação dos discos intervertebrais.

Entretanto, vale salientar que nem sempre as dores são provocadas por problemas conhecidos, como os descritos acima. Em alguns casos, as dores são resultados de deficiência neurológica, hernias, fraturas, tumores e infecções, por isso, é essencial procurar ajuda médica sempre que as dores causarem incômodo.

→ O que devemos fazer para evitar as dores nas costas?

⇒ Realização de atividades físicas: Atividades físicas ajudam a fortalecer os músculos das costas e abdominais e a manter a postura adequada. É essencial procurar um médico quando os exercícios praticados forem de alto impacto.

⇒ Escolher bem colchões e travesseiros: Os colchões devem acomodar adequadamente as curvaturas do corpo e não podem ser muito macios, pois, assim, não garantem o apoio necessário, e nem muito firmes. Travesseiros devem acomodar adequadamente a lordose cervical quando a pessoa deita de costas e também manter o alinhamento adequado para quando se deitar de lado. Uma dica interessante é, ao deitar-se de lado, colocar um travesseiro entre as pernas.

⇒ Não fazer uso de salto alto constantemente.

⇒ Manter a boa postura: Ao sentar-se, lembre-se de apoiar as costas no encosto da cadeira. Ao abaixar-se para pegar peso, sempre dobre os joelhos e não curve as costas. Divida o peso de bolsas e utilize sempre as duas alças quando usar mochila.

⇒ Evitar carregar muito peso.

⇒ Não fumar.

Atenção: Ao sentir dores constantes nas costas, procure um médico.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Como evitar a dor nas costas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/como-evitar-dor-nas-costas.htm. Acesso em 02 de maio de 2024.

De estudante para estudante