Frases Segmentadas

Como as frases podem ser consideradas segmentadas em um período?

Para facilitar o entendimento, vejamos primeiramente a definição do dicionário para segmento: seção, porção bem delimitada de um conjunto.

Assim, o termo “frases segmentadas” diz respeito à fragmentação desnecessária de uma citação, oração. Dessa forma, os enunciados ficam incompletos e às vezes sem sentido, o que provoca incoerência dos mesmos.

Vejamos: Uma orquestra muito harmoniosa. No casamento da minha irmã ela ficou melhor ainda!

Observe que as frases acima estão separadas incorretamente por um ponto final. Geralmente esse problema acontece quando o escritor imagina que o leitor seguirá a mesma linha de raciocínio que o mesmo estava tendo no momento em que escreveu. A verdade é que quem lê interpreta o que está escrito e não o provável pensamento do autor.

Assim, quanto mais clareza textual, melhor, pois um único sinal de pontuação pode mudar todo o sentido de uma oração. Agora veja a frase do exemplo acima em outra abordagem:

Era uma orquestra muito harmoniosa e ficou mais ainda no casamento da minha irmã.

Ou

Penso que já era uma orquestra muito harmoniosa, mas no casamento da minha irmã ficou mais ainda.

Fique atento: reler o texto é imprescindível, uma vez que evita problemas simples que podem ser resolvidos com uma vírgula, um ponto ou uma conjunção (e, mas).


Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Frases Segmentadas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/frases-segmentadas.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante