Reações de substituição no benzeno

As reações de substituição no benzeno envolvem a troca de um dos seus hidrogênios pelo grupo de outro reagente.

O tolueno, que é obtido a partir de uma reação de substituição, é utilizado para aumentar a octanagem da gasolina

Uma reação de substituição é baseada na troca entre componentes de dois reagentes diferentes. Os compostos de maior estabilidade (saturados, isto é, com apenas ligações simples entre os carbonos) são mais propícios a sofrer esse processo. Todavia, o benzeno também pode realizá-lo.

Sabemos que na estrutura do benzeno existem três ligações duplas (três ligações pi), ou seja, esse composto é insaturado, mas essas duplas sofrem o tempo todo o fenômeno da ressonância (alternância de posição das três ligações pi). Por esse motivo, a sua estrutura ter maior estabilidade, uma vez que as ligações transitam por todos os carbonos.

As reações de substituição que podem ocorrer no benzeno são:

  • Halogenação;

  • Nitração;

  • Sulfonação;

  • Alquilação;

  • Acilação.

a) Halogenação

Nessa reação, o benzeno interage com halogênios (Br2, Cl2 e I2), sempre com a presença de um catalisador, que pode ser um sal inorgânico (AlCl3, FeCl3 e FeBr3). O processo ocorre com a troca de um hidrogênio do benzeno por um átomo do halogênio. O resultado é a formação de um haleto orgânico e um hidreto halogenado. Veja um exemplo:


Equação que representa uma halogenação do benzeno pela utilização do cloro molecular (Cl2)

b) Nitração

Nessa reação, o benzeno interage com o ácido nítrico (HNO3), sempre com a presença do catalisador ácido sulfúrico (H2SO4) e aquecimento. O processo ocorre com a troca de um hidrogênio do benzeno pelo grupo NO2 do ácido. O resultado é a formação de um nitrocomposto e água.


Equação que representa a nitração do benzeno pela utilização do ácido nítrico

c) Sulfonação

Nessa reação, o benzeno interage com o ácido sulfúrico (H2SO4), sempre com a presença do catalisador trióxido de enxofre (SO3) e aquecimento. O processo ocorre com a troca de um hidrogênio do benzeno pelo grupo SO3H do ácido. O resultado é a formação de ácido sulfônico e água.


Equação que representa uma sulfonação do benzeno pela utilização do ácido sulfúrico

d) Alquilação

Nessa reação, o benzeno interage com um haleto orgânico (R-X), sempre com a presença do catalisador tricloreto de alumínio (AlCl3) e aquecimento. O processo ocorre com a troca de um hidrogênio do benzeno pelo grupo R (substituinte orgânico) do haleto. O resultado é a formação de um hidrocarboneto aromático ramificado e um ácido inorgânico (HX).


Equação que representa uma alquilação do benzeno pela utilização do cloro metano

e) Acilação

Nessa reação, o benzeno interage com um haleto de ácido, que pode ser representado pelo cloreto de etanoíla:


Fórmula estrutural do cloreto de etanoíla

A reação acontece com a presença do catalisador tricloreto de alumínio (AlCl3) e ocorre a troca de um hidrogênio do benzeno por todo o grupo do haleto de ácido (com exceção do halogênio-X). O resultado é a formação de uma cetona e um ácido inorgânico (HX). Veja um exemplo:


Equação que representa uma acilação do benzeno pela utilização do cloreto de etanoíla


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Reações de substituição no benzeno"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-substituicao-no-benzeno.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas