Reações Orgânicas de Nitração

A Nitração é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um grupo nitro do ácido nítrico.

O TNT é um composto resultante de reação de nitração do metilbenzeno

As reações de nitração são reações de substituição que ocorrem por meio do ácido nítrico (HNO3). Esse tipo de reação ocorre especialmente com alcanos e com o benzeno e seus derivados, onde um dos átomos de hidrogênio ligados à cadeia ou ao núcleo aromático é substituído pelo grupo NO2, originando um nitrocomposto e água.

Veja alguns exemplos:

1. Nitração de um alcano:

Quando o alcano possui mais de dois carbonos, forma-se uma mistura de compostos diferentes substituídos. A quantidade de cada composto obtido será proporcional à seguinte ordem de facilidade com que o hidrogênio é liberado na molécula:

No caso acima, não há carbono terciário, existe apenas um secundário e dois primários; assim, a maior quantidade de composto formado como produto será o 2-nitro-propano.

Se houver ácido nítrico suficiente, outro hidrogênio pode ser substituído pelo grupo nitro, dando origem ao 2-dinitropropano (estrutura abaixo), um composto muito utilizado como aditivo para o óleo diesel, aumentando sua octanagem e diminuindo a emissão de fuligem.

           NO2
            │
H3C ─ C ─ CH3      
            │          
            NO2

2. Nitração do benzeno:

Observe que essa reação ocorre com a presença de calor, pois se aquece o benzeno com uma mistura sulfonídrica, ou seja, de ácido nítrico concentrado com ácido sulfúrico concentrado. O ácido sulfúrico é um catalisador, fazendo com que a velocidade da reação aumente, visto que o benzeno reage lentamente com o ácido nítrico.

3. Nitração de derivados do benzeno:

Nesses casos o local da substituição irá depender do grupo substituinte ou grupo funcional ligado ao núcleo aromático. Os textos “Radicais Dirigentes no Anel Benzênico” e “Efeitos eletrônicos de radicais meta e orto-para-dirigentes” explicam melhor sobre como isso ocorre.

Anéis aromáticos podem sofrer nitração e dar origem a explosivos. Um exemplo é o trinitrotolueno (2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno), mais conhecido como TNT e há vários pigmentos utilizados principalmente em tecidos.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reações Orgânicas de Nitração"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-organicas-nitracao.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante