Química do paladar

Por que sentimos água na boca ao visualizarmos esta imagem?

Nosso paladar é responsável pelo prazer que sentimos ao degustar os alimentos, mas como essa função de nosso corpo permite diferenciar: salgado, amargo, ácido ou doce?

A explicação científica para o paladar tem tudo a ver com a química: são os chamados quimiorreceptores, que estão localizados na língua. Na verdade a língua esconde mais mistérios do que se pode imaginar, este órgão muscular tem 10 centímetros e é repleto de papilas gustativas. Veja na figura abaixo quais regiões da língua são responsáveis pela percepção dos diferentes sabores:

As papilas são os quimiorreceptores responsáveis por sentirmos o sabor dos alimentos e classificá-los. Por exemplo, sentimos o doce dos alimentos através das papilas presentes na frente da língua, afinal por que gostamos tanto do sabor adocicado? Essa explicação pode vir de nossos ancestrais que se alimentavam basicamente de frutas: as frutas maduras são doces, as verdes são ácidas e as venenosas são amargas. Como é comum a preferência por frutas maduras e não venenosas, o paladar foi evoluindo para chegar à preferência pelo doce. É por isso que alimentos ricos em açúcar são os preferidos e nos causam “água na boca”.



O apetite por determinados alimentos está ligado às moléculas que evocam sabor presentes em nossa boca, essas moléculas são denominadas de saporíferas (do latim sapere = provar). Como o próprio nome já diz, as moléculas saporíferas aguçam nosso paladar, daí o porquê deste órgão dos sentidos humanos ter sua explicação na química.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Química do paladar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-paladar.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante