Principais Óxidos do Cotidiano

Os principais óxidos presentes em nosso cotidiano são: óxido de cálcio, de magnésio, de silício, monóxido de carbono, dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio.

O gelo-seco é o dióxido de carbono no estado sólido

Os óxidos são compostos binários, isto é, formados por apenas dois elementos químicos, dos quais o mais eletronegativo é o oxigênio. Veja a seguir alguns dos óxidos mais importantes presentes em nosso cotidiano:

  • Óxido de cálcio (CaO):

Esse composto é um pó branco conhecido como cal virgem ou cal viva que, quando reage com água, dá origem ao hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), conhecido como cal extinta, cal apagada ou cal hidratada. Essa base é usada para pinturas do tipo caiação em paredes, protegendo-a de infiltrações, e em árvores para repelir insetos.

O óxido de cálcio é muito usado na agricultura para corrigir o pH de solos ácidos. Porém, é preciso tomar cuidado com a forma com que se realiza essa aplicação, porque o CaO reage com a água  presente em nossa pele e produz queimaduras. Além disso, ele também provoca danos ao aparelho respiratório e pode causar cegueira.

Outras aplicações do CaO são: em construções, no preparo de argamassa, cimento e cerâmicas; na fabricação de tijolos metalúrgicos, no tratamento de água e esgotos, como inseticida e fungicida, na purificação de açúcares, óleos vegetais e sucos de frutas, na produção de vidro, de Na2CO3 e do CaCl(ClO).

  • Óxido de magnésio (MgO):

O MgO é um pó branco bastante usado misturado com a água, formando uma solução conhecida como leite de magnésia. É usada como antiácido estomacal, pois reage com o ácido clorídrico em nosso estômago e neutraliza o meio.

  • Óxido de silício (SiO2):

O SiO2 é conhecido como sílica e está presente na areia, sendo encontrado também na forma cristalina, como no quartzo, topázio e ametista.

A sílica da areia é usada na produção de vidro, juntamente à barrilha (Na2CO3) e o calcário (CaCO3). Quando esses compostos são aquecidos a uma temperatura de 1500ºC, forma-se uma mistura de silicatos de sódio e cálcio, que é resfriada formando o vidro que conhecemos.

Na2CO3 + CaCO3 + SiO2 → silicatos de sódio e cálcio
barrilha + calcário + areia → vidro

  • Monóxido de carbono (CO):

O monóxido de carbono é um gás poluente e extremamente tóxico que é liberado em combustões incompletas. A exposição a esse gás pode se dar por meio da poluição causada pela queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo, e na fumaça do cigarro.

O CO também é usado em siderúrgicas para produzir o ferro metálico, reduzindo o óxido de ferro III da hematita.

  • Dióxido de carbono (CO2 – conhecido como gás carbônico):

Ele é um dos principais responsáveis por problemas ambientais, como o efeito estufa, o aquecimento global e as chuvas ácidas. É liberado em combustões completas de combustíveis que contêm carbono em sua constituição e também pela nossa respiração.

Esse é o gás presente em refrigerantes e em águas gaseificadas. No estado sólido, ele é denominado de gelo-seco e devido à sua propriedade de sublimação, ou seja, passar diretamente do estado sólido para o gasoso, ele libera uma fumaça branca que é muito usada em shows, teatros, festas e filmes. 

  • Peróxido de hidrogênio (H2O2):

Em solução aquosa, o peróxido de hidrogênio é denominado de água oxigenada e é usado (a 3%) como antisséptico e alvejante. Em concentrações maiores, é usado para clarear pelos e cabelos; e em concentrações superiores a 30%, é usado em indústrias como alvejante de madeiras, de fibras têxteis e na propulsão de foguetes.  


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Principais Óxidos do Cotidiano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/principais-Oxidos-cotidiano.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas