A osmose é a passagem do solvente de uma solução diluída para uma solução mais concentrada através de uma membrana semipermeável. Já a pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada na solução para evitar a sua diluição. Quando uma solução é diluída por um solvente que atravessou uma membrana semipermeável, dizemos que ocorreu o processo denominado de Osmose.

Todas estas definições acima dizem respeito a uma propriedade coligativa dos líquidos, e é com base neste conceito que podemos definir a Osmoscopia.

A Osmoscopia é a propriedade coligativa que estuda a difusão de um líquido para outro através de membranas. Veja a demonstração de um processo onde a Osmoscopia se faz presente: a osmose do álcool em água.

1. Primeiro coloque o álcool em um copo e depois tampe com um balão (de festa);

2. Mergulhe o copo em um recipiente com água e deixe por alguns instantes;

3. Observe que o copo com álcool vai ficar mais cheio, o que aconteceu?


Ocorreu que a água presente no recipiente foi transferida em parte para dentro do copo com álcool, se o balão for furado neste instante, vai haver uma propulsão da solução de álcool e água que estava dentro do copo, o líquido é jorrado. Esta demonstração permite verificar a presença da pressão osmótica.

 

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Osmoscopia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/osmoscopia.htm. Acesso em 18 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Um aluno colocou uma solução de sacarose (açúcar) dentro de um saco de celofane até a metade e mergulhou-o em um béquer contendo água. O saco ficou inteiramente imerso na água do béquer. Visto que o celofane é uma membrana semipermeável, depois de algum tempo, esse aluno observará que:

  1. A água do béquer torna-se adocicada.

  2. A água do béquer passa toda para o saco.

  3. O volume da solução no saco aumenta.

  4. A concentração da solução no saco aumenta.

  1. A solução do saco torna-se mais adocicada.

Exercício 2

Julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F):

  1. (  ) A pressão osmótica é a passagem de solvente do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

  2. (  ) As membranas celulares são exemplos de membranas semipermeáveis.

  3. (  ) É possível obter água potável a partir da água do mar por osmose.

  4. ( ) O pepino que é utilizado para fazer picles, quando deixado por vários dias mergulhado em uma solução aquosa de sal de cozinha, irá murchar, pois suas células perderão água por osmose.

  5. (  ) A diferença principal de osmose reversa para osmose é que na osmose reversa haverá passagem de soluto para o meio mais concentrado, e não de solvente, como na osmose.

  6. (  ) A osmose reversa é um processo não espontâneo.

  7. ( ) Uma solução de cloreto de sódio (NaCl) a 0,1 mol/L terá mesma pressão osmótica que uma solução de sacarose a essa mesma concentração.

  8. (  ) Uma solução de 10 g/L de cloreto de sódio (NaCl) terá mesma pressão osmótica que uma solução de cloreto de lítio (LiCl) de igual concentração.

  1. (  ) Quanto maior for a concentração de partículas dissolvidas na solução, maior será a pressão osmótica.

  2. (  ) Os médicos aconselham as mães a dar soro caseiro para os filhos quando eles estão com diarreia ou vômito, pois isso faz com que o organismo das crianças perca muita água. Para fazer o soro caseiro, a mãe mistura, em um litro de água fervida, uma colher de chá de açúcar e meia colher de chá de sal. É importante seguir essas medidas porque a criança irá aumentar a quantidade de açúcar no organismo e ficará hidratada.

Exercício 3

(UERJ) Quando ganhamos flores, para que elas durem mais tempo, devemos mergulhá-las dentro da água e cortar, em seguida, a ponta da sua haste. Esse procedimento é feito com o objetivo de garantir a continuidade da condução da seiva bruta. Tal fenômeno ocorre graças à diferença de osmolaridade entre a planta e o meio onde ela está, que são, respectivamente:

a) hipotônica e isotônico.

b) isotônica e hipotônico.

c) hipertônica e isotônico.

d) hipotônica e hipertônico.

e) hipertônica e hipotônico

Exercício 4

(PUCCAMP-SP) Considere o texto a seguir:

"Se as células vermelhas do sangue forem removidas para um béquer contendo água destilada há passagem da água para (I) das células.
Se as células forem colocadas numa solução salina concentrada há migração da água para (II) das células com o (III) das mesmas.

As soluções projetadas para injeções endovenenosas devem ter (IV) próximas às das soluções contidas nas células."

Para completá-lo corretamente, I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente, por:

a) dentro; fora; enrugamento; pressões osmóticas.

b) fora; dentro; inchaço; condutividades térmicas.

c) dentro; fora; enrugamento; colorações.

d) fora; fora; enrugamento; temperaturas de ebulição.

e) dentro; dentro; inchaço; densidades.