A N-parafina é um subproduto do petróleo, é usada para fabricar detergentes e fluidos para perfuração de poços. Este fluido é usado para lubrificar a coluna de perfuração de poços de extração de petróleo, mas a produção desse produto está em declínio no mundo todo.
Uma tecnologia inédita está sendo desenvolvida nas refinarias da Bahia: uma mistura de óleo de babaçu com N – parafina a partir de reações químicas de hidrogenação. O resultado é um rendimento de 100 % na manufatura de fluido de perfuração.
Mas porque dentre a variedade de óleos vegetais existentes no Brasil, o óleo de babaçu foi o escolhido para esta finalidade? O babaçu é mais leve e se concentra na região Nordeste.
Como o Nordeste é uma região carente, foi prioridade na escolha. A extração do óleo de babaçu nesta região poderá ajudar na geração de empregos, já que na região do Maranhão se encontra a maior concentração de babaçuais do país: são 10 milhões de hectares.
Processo de obtenção da N- parafina:
1- Após a N-parafina ser extraída do petróleo pelo processo de destilação, ela é transferida para um reator com catalisador onde será feita a mistura com o óleo de babaçu e hidrogênio (hidrogenação);
2- O catalisador promove a quebra das cadeias de carbono do óleo vegetal, nesta etapa do processo, compostos indesejáveis e contaminantes, como enxofre e aromáticos, são eliminados;
3- O fracionamento final permite separar a N-parafina de acordo com a sua utilização. À temperatura mais elevada se obtém a fração destinada a óleo diesel, à temperatura intermediária para detergentes e à temperatura baixa para fluidos de perfuração de poços de petróleo.
Por Líria Alves
Graduada em Química