Lignina na composição do papel

O que torna os papéis brancos?

Por que alguns papéis são mais escuros do que outros? O que prolonga a vida útil do material mais usado em escolas, escritórios e tarefas estudantis?

O principal componente da madeira, além da celulose, é uma macromolécula chamada lignina. Esta substância está presente, em grandes quantidades, em alguns tipos de papéis como, por exemplo, papel pardo (usado em sacos de pão) e o papelão.

Estes papéis possuem características em comum, entre elas, a coloração escura. A presença de grande quantidade de lignina na composição confere tal propriedade. Porém, a lignina deixa o papel com aspecto envelhecido com o passar do tempo, ou seja, acelera a sua degradação. As moléculas da lignina sofrem oxidação quando expostas ao oxigênio do ar, passam por alterações e ficam menos estáveis.

Para fabricar o papel de cor branca, a lignina deve ser quase totalmente extraída. Isso é possível através dos alvejantes (produtos químicos branqueadores), confira em Processo de fabricação do papel. Durante o processo, adicionam-se tais produtos químicos à polpa de celulose que separa e descarta a lignina. O resultado é um papel branco e com maior vida útil.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Lignina na composição do papel"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lignina-na-composicao-papel.htm. Acesso em 02 de maio de 2024.

De estudante para estudante