Ligas Metálicas

As ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é metal.

Na produção de ligas metálicas, os metais e outros elementos passam por tratamentos térmicos que alteram suas propriedades

Procure na Tabela Periódica o bronze. Encontrou? Isso provavelmente não vai ocorrer, mas por que, se o bronze tem praticamente todas as características dos elementos do grupo dos metais?

O que ocorre é que o bronze não é um metal, muito menos um elemento químico. Na realidade ele é uma liga metálica.

Por exemplo, o bronze, citado anteriormente, é uma liga metálica em que se misturaram os metais cobre (Cu – 90%) e estanho (Sn – 10%).

A produção dessa e de outras ligas metálicas se dá normalmente pelo aquecimento conjunto dos metais, até que eles se fundam e se misturem completamente; seguido de seu esfriamento e solidificação.

No nosso cotidiano é muito comum a presença dessas ligas, pois elas podem ter suas propriedades amplamente alteradas por meio do processo utilizado na sua preparação e também pela proporção em que esses elementos são misturados. Em razão desse fator, as ligas muitas vezes acabam sendo mais eficazes que os metais puros e são preparadas com várias finalidades e usos.

Por exemplo, o ferro puro oxida facilmente com o ar, o magnésio é muito reativo e inflamável, o ouro e a prata são moles, etc. Assim, ao misturar esses metais com outros metais ou com outros elementos é possível conseguir materiais com as propriedades desejadas, como maior dureza, menos reatividade e assim por diante.

Vejamos alguns exemplos abaixo:


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Ligas Metálicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ligas-metalicas.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Relacione a coluna da esquerda (ligas metálicas) com a da direita (principais metais que as compõem):

  1. Amálgama odontológica  (   ) ferro, carbono, cromo e níquel.

  2. Ouro 18 quilates               (   ) bismuto, chumbo, estanho e cádmio.

  3. Aço inoxidável                 (   ) ouro, prata e cobre.

  1. Liga de metal fusível       (   ) prata, estanho, cobre, zinco e mercúrio

Exercício 2

O ouro simboliza a perfeição da matéria, pois não sofre corrosão, não é atacado por quase nenhuma substância e não perde o brilho com o tempo – representa, pois, a imortalidade. O ouro puro é chamado de ouro 24 quilates (24 ct). O número de quilates indica o número de partes de ouro puro em 24 partes da liga. Dessa forma, o ouro 18 quilates, muito usado na confecção de joias, tem 18 partes de ouro em 27 pares de liga, o que corresponde a 75% de ouro na liga. Em relação a esse assunto indique:

  1. O ouro 18 quilates é uma liga metálica homogênea, heterogênea ou um composto intermediário? Justifique.
  1. O ouro 14 quilates tem uma tonalidade mais avermelhada que o ouro 18 quilates. A que você atribui essa coloração?