Lanolina

A lanolina, presente em cremes hidratantes, sabonetes, xampus e amaciantes de roupas, é um material constituído por vários tipos de substâncias, obtido da lã do carneiro.

A lanolina é obtida por meio da lã dos carneiros

A lanolina é constituída por vários compostos, incluindo ésteres e poliésteres de álcoois de cadeia longa e ácidos graxos, com predominância dos insaturados, representados por uma proporção elevada dos ácidos eicosapentaenoico (EPA), linoleico e docosa-hexaenoico.

Ela é obtida como subproduto da limpeza da lã dos carneiros, daí o seu nome, que é derivado do latim: lana = lã e oleum = óleo. A lanolina é uma graxa amarelada e é excretada pelas glândulas sebáceas desses animais.

Esse material possui larga aplicação industrial, principalmente em cosméticos. Veja algumas dessas aplicações:

  • Hidratante para a pele:a lanolina consegue evitar a perda de água pela pele, mantendo-a hidratada, pois suas longas cadeias têm extremidades polares que se ligam às moléculas de água na pele.

Essa ação hidratante faz com que ela seja uma substância umectante ou emoliente (amaciante), aumentando também a hidratação e a elasticidade da pele. Em razão disso, muitas mães em fase de amamentação usam esse hidratante nos seios, para evitar rachaduras e dores.

  • Sobre-engordurante em cabelos: nos xampus, os surfactantes removem a gordura do cabelo; assim, a lanolina é usada nesses produtos como sobre-engordurante, ou seja, ela tem a propriedade de repor parte da gordura perdida, facilitando o penteado dos fios.

Nos cabelos, amacia e protege as fibras danificadas por tratamentos químicos e condiciona os cabelos ressecados.

Mas uma coisa que deve ser levada em consideração é que nem sempre um xampu que contém lanolina é o mais indicado para você. Isso ocorre porque algumas pessoas desenvolvem um processo alérgico, provocando coceira e eczema local. Esses sintomas passam quando a pessoa deixa de usar o xampu com lanolina.

  • Cicatrização: alguns medicamentos para tratamento de feridas e cicatrização contêm a lanolina como ingrediente. Existem controvérsias sobre possíveis efeitos adversos de seu uso, porém ainda não há nada comprovado.
  • Impermeabilizante: a lanolina pode ser usada para impedir a passagem da água, como em fraldas, por exemplo.
  • Cosméticos e protetores:é usada em batons para a hidratação de lábios. A lanolina é um excelente dispersante para pós e pigmentos, sendo útil na formulação de maquiagens, pomadas e produtos solares. Além disso, a lanolina possui a capacidade de aderência, sendo usada em maquiagens, como sombras, blushes, batons, entre outros.

  • Lubrificante: a forma anidra (sem água) é usada como lubrificante de instrumentos musicais de sopro.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Lanolina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lanolina.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante