Gás freon

O gás freon é um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Ele era muito utilizado em geladeiras e como propulsor de spray.

Gás freon em bujões

O gás freon cuja fórmula molecular é (CCl2F2), constitui um gás muito utilizado ainda em vários produtos relacionados ao nosso dia a dia. Como a própria estrutura revela, este gás clorado e fluorado é derivado do metano e é altamente inflamável.

Para saber onde o freon é usado, basta imaginar um dia de verão: um sol de escaldar em uma praia, aquela sede terrível e você deseja urgentemente tomar uma água, gelada é claro. Saiba que o responsável pelo seu refrigerador manter os alimentos fresquinhos e conservados é justamente o gás freon.

O gás freon 12 é o responsável pela produção de frio nos congeladores, ele circula por todo o circuito (compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador). Além de ser usado como agente refrigerante, o gás freon é empregado como propulsor de aerossóis (sprays propelentes). Este gás a baixas altitudes (no nível da terra) é pouco tóxico, mas quando se encontra disperso na alta atmosfera se torna um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Gás freon"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/gas-freon.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante