Forças intermoleculares no Enem

As forças intermoleculares dipolo induzido, dipolo permanente e ligação de hidrogênio são um tema sempre cobrado no Enem.

Os estados físicos são determinados pela interação entre as moléculas de uma substância
Crédito da Imagem: shutterstock

As forças intermoleculares são um tópico da Química que, com certeza, pode aparecer na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, vale a pena dar uma conferida nos principais conteúdos desse assunto neste artigo.

Definição

Forças intermoleculares são forças – de intensidades variadas (fraca, média ou forte) – de atração eletrostática ou ligações estabelecidas entre as moléculas de uma substância que mantêm a união entre elas.

Tipos de forças intermoleculares

a) Dipolo induzido

É a força intermolecular que ocorre entre moléculas de uma substância com característica apolar. Ela acontece, por exemplo, entre moléculas de substâncias como o O2, H2, N2, CO2, CH4.

A união entre essas moléculas ocorre quando um dipolo é criado entre elas. Isso acontece quando os elétrons de uma molécula deslocam os elétrons de outra, criando, assim, um polo negativo e outro positivo, o que é repassado de uma molécula para outra.


Representação da formação do dipolo em moléculas apolares

Entre essas moléculas, formaram-se dois polos, e o polo negativo de uma interage com o polo positivo da outra. Como esses polos foram criados, trata-se de uma força intermolecular de baixa intensidade.

b) Dipolo permanente

É a força intermolecular que ocorre entre moléculas de uma substância com característica polar. São exemplos as moléculas de substâncias como HCN, H2O, NH3, CO, CH3Cl.

A união entre essas moléculas acontece quando o polo negativo de uma interage com o polo positivo da outra.


Representação da força dipolo permanente entre moléculas do HCl

Como os polos já existem, a força intermolecular dipolo permanente é de maior intensidade que a dipolo induzido.

c) Ligações de hidrogênio

Essa força intermolecular ocorre entre moléculas polares que apresentam átomo de hidrogênio ligado diretamente a um átomo de oxigênio, nitrogênio ou flúor.


Representação de ligações de hidrogênio entre moléculas de água

A ligação de hidrogênio é formada quando o hidrogênio de uma molécula interage com o oxigênio, nitrogênio ou flúor da outra molécula.

d) Íon dipolo

Essa força intermolecular ocorre entre uma molécula polar, que apresenta par de elétrons não ligantes, e um íon (cátion ou ânion) na solução.

A molécula de água, por exemplo, apresenta dois pares de elétrons não ligantes no oxigênio. Se existem íons no meio aquoso, eles aproximam-se da molécula de água, já que nela há a presença de polos.

Importância

A importância de conhecer as forças intermoleculares para o Enem é o entendimento que elas trazem em relação aos estados físicos, ponto de fusão, ponto de ebulição e à solubilidade das substâncias.

a) Relação com o ponto de fusão e ebulição da substância

O ponto de fusão indica a temperatura da passagem do estado sólido para o líquido, e o ponto de ebulição indica a temperatura da passagem do estado líquido para o gasoso.

Essa passagem está diretamente relacionada com a interação entre as moléculas da substância, pois o que diferencia um estado físico do outro é o nível de agregação entre suas moléculas.

Dessa forma, quanto mais intensa a força intermolecular, maiores os pontos de fusão e ebulição. Quanto menos intensa a força intermolecular, menores os pontos de fusão e ebulição. Assim, podemos definir a ordem decrescente de ponto de fusão e ebulição:

Ligação de hidrogênio > dipolo permanente > dipolo induzido

b) Relação com a solubilidade

De uma forma geral, devemos saber que semelhante dissolve semelhante, ou seja, substância polar dissolve substância polar e substância apolar dissolve substância apolar.

Porém, existe ainda a possibilidade de interação entre as moléculas do soluto e as moléculas do solvente. Isso ocorre apenas se essa nova interação for maior do que a que já existe entre as moléculas da própria substância.

Exemplo de aplicação de força intermolecular no Enem

  • 1º Exemplo: (Enem-2011) A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele, é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol:

A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de:

a) ligações iônicas
b) forças de London
c) ligações covalentes
d) forças dipolo-dipolo
e) ligações de hidrogênio

A resposta para essa questão é ligação de hidrogênio, pois a molécula de água apresenta hidrogênio ligado a átomo de oxigênio. O mesmo acontece com as moléculas de propilenoglicol e polietilenoglicol, condição favorável para a ocorrência desse tipo de força intermolecular.

 


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Forças intermoleculares no Enem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/forca-intermoleculares-no-enem.htm. Acesso em 01 de maio de 2024.

De estudante para estudante