Éter etílico: altamente inflamável

O éter etílico é o éter comum que compramos em farmácias, possui outras denominações como: éter sulfúrico, éter dietílico ou etoxietano. É um líquido incolor, de cheiro característico que foi obtido pela primeira vez, por Valerius Cordus, no século XVI, ao submeter o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico.

O etoxietano possui propriedades como a extrema volatilidade e temperatura de ebulição de 34,6 ° C. É um líquido incolor e seus vapores são mais densos que o ar, sendo assim, se acumula na superfície do solo, formando com o oxigênio uma mistura extremamente inflamável, ou seja, que pode explodir.

A utilização do éter etílico é feita em pacientes, é um poderoso anestésico porque relaxa os músculos, mas afeta ligeiramente a pulsação, a pressão arterial e a respiração. Possui as desvantagens de causar irritação no trato respiratório e a possibilidade de provocar incêndios no ambiente.

Sua comercialização deve ser fiscalizada pela polícia, da mesma forma que é feita com a acetona, pois também é usado para sintetizar a cocaína.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Éter Etílico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/eter-etilico.htm. Acesso em 02 de maio de 2024.

De estudante para estudante