Entalpia de Neutralização

A entalpia de neutralização é o calor liberado na formação de 1 mol de água, a partir da reação entre 1 mol de cátions hidrogênio com 1 mol de ânions hidroxila.

As reações de neutralização são usadas, por exemplo, na titulação
As reações de neutralização são usadas, por exemplo, na titulação

Uma reação de neutralização ocorre quando um ácido reage com uma base formando água e sal. O ácido fornece os íons H+ e a base fornece os íons OH- para a formação da água (H2O):

1 H+(aq) + 1 OH-(aq) → H2O(ℓ)

Esse tipo de reação é denominada de “neutralização” porque o pH do meio é neutralizado; o pH da água é 7,0 (neutro).

Para que essas reações ocorram é necessário que se libere certa quantidade de calor, pois apenas uma parte da energia dos íons é usada para formar as ligações que resultam nas moléculas de água, enquanto que o restante da energia é liberado para o meio. Essa energia liberada é denominada Entalpia de Neutralização (∆Hneutralização).

Visto que libera calor, corresponde a reações exotérmicas, em que a entalpia (energia global do sistema) sempre será negativa, menor que zero.

No caso da reação entre ácidos fortes e bases fortes o valor da entalpia de neutralização sempre será igual a – 13,8 kcal/mol ou – 57,7 kJ/mol. Isso acontece porque as bases e os ácidos fortes ficam dissociados completamente em solução e, com isso, a única reação responsável pela manifestação do calor será a da formação da água, como mostrado nos três exemplos abaixo:

No caso de reações de neutralização que envolvam ácidos ou bases fracas, o valor da entalpia de neutralização será menor que – 57,7 kJ/mol.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Entalpia de Neutralização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/entalpia-neutralizacao.htm. Acesso em 01 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFRGS) A reação de neutralização entre um ácido forte e uma base forte libera uma quantidade de calor constante e igual a 58 kJ por mol de H2O formado. Das reações representadas a seguir, apresenta ∆H = -58 kJ/mol a reação:

a) NH4OH + HCl → NH4Cl + H2O

b) H2S + NaOH → NaHS + H2O

c) KOH + HCl → KCl + H2O

d) H2SO4 + Ca(OH)2 → CaSO4 + 2 H2O

e) HCN + CuOH → CuCN + H2O

Exercício 2

A partir da reação:

H+(aq) + OH-(aq) → H2O(l)                  ∆H = - 57,7 kJ/mol

reagimos 2 mol de HCl e 2 mol de KOH, ambos eletrólitos fortes. Qual será o calor liberado ou absorvido nessa reação?

a) Libera 57,7 kJ.

b) Absorve 57,7 kJ.

c) Libera 28,85 kJ.

d) Libera 115,4 kJ.

e) Absorve 115,4 kJ.

Exercício 3

Qual das reações a seguir permite definir entalpia de neutralização?

a) 2 HCl(aq) + 2 NaOH(aq) → 2 NaCl(aq) + 2 H2O(l)

b) 3 HCN(aq) + 3 NaOH(aq) → 3 NaCN(aq) + 3 H2O(l)

c) ½ H2SO4(aq) + NaOH(aq) →½ Na2SO4(aq) + H2O(l)

d) H2S(aq) + 2 NaOH(aq) → Na2S(aq) + 2 H2O(l)

e) 1 H2SO4(aq) + 2 KOH(aq) → 1 K2SO4(aq) + 2 H2O(l) 

Exercício 4

(PUC-RIO-2007) Considere calor de neutralização como a variação de entalpia na reação de um mol de H+ com um mol de OH-, formando um mol de H2O. Um experimento envolveu a reação de 2,00 g de NaOH contidos em solução aquosa de hidróxido de sódio com HCl suficiente para reação completa, contido em solução aquosa de ácido clorídrico, representada na equação abaixo:

HCl(aq) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + H2O(l)

Um estudante, usando os valores obtidos no experimento e a expressão Q = m.c.∆T, encontrou para essa reação a liberação de 660 cal. Sabendo-se que 1 cal equivale a 4,18 J, é correto afirmar que a variação de entalpia de neutralização, em kJ mol-1, é, de acordo com os algarismos significativos dos valores medidos, igual a:

a) 13,2.

b) 26,4.

c) 55,2.

d) 110.