Destilação por arraste de vapor

A destilação por arraste de vapor é um método de separação de misturas que utiliza o vapor de água para volatilizar substâncias presentes em uma planta.

Os óleos essenciais são os produtos obtidos por meio da destilação por arraste de vapor

O método de separação de misturas chamado de destilação por arraste de vapor é a forma como são obtidos os chamados óleos essenciais (essências). Um óleo essencial é um líquido obtido a partir de plantas e que pode ser utilizado em diversos ramos, como na medicina e na fabricação de perfumes ou de produtos utilizados para limpeza.

Para realizar a destilação por arraste de vapor, é necessário montar todo um conjunto de equipamentos.Veja o esquema a seguir:


Aparelhagem esquemática de uma destilação por arraste de vapor

Os equipamentos utilizados são:

  • dois balões de fundo redondo (números 1 e 2);

  • uma chapa de aquecimento (número 3);

  • um condensador (número 4);

  • um funil de bromo (número 5);

  • dois erlenmeyers (número 6);

  • rolhas de madeira para os balões (números 7 e 8);

  • tubos de vidro em U para conectar os balões e estes ao condensador (números 9 e 10).

Montada a aparelhagem, a destilação por arraste de vapor segue com a adição de um certo volume de água no primeiro balão de fundo redondo (1). Essa água é aquecida pela chapa de aquecimento. No balão 2, coloca-se a planta que será utilizada para extração do óleo essencial. Para ser colocada no balão, a planta deve ser triturada ou ainda triturada e misturada com uma pequena quantidade de água líquida.

Quando o vapor de água produzido no balão 1 chega até o balão 2 por meio do tubo em U, ele entra em contato com a planta e faz com que as substâncias que apresentam baixo ponto de ebulição sejam transformadas em vapor e direcionadas até o condensador. Ao entrar no condensador, os vapores são condensados e transformam-se em líquidos, sendo recolhidos então no funil de bromo (5).

As substâncias que são vaporizadas da planta formam então o óleo essencial. Todo óleo essencial produzido por meio desse método é imiscível (não se dissolve) na água. Quando a água líquida e o óleo essencial chegam até o funil de bromo, eles são decantados (mistura é deixada em repouso). Após certo tempo, haverá uma mistura heterogênea, na qual a água é a fase inferior (líquido mais denso) e o óleo essencial é a fase superior (líquido menos denso).

Como o funil de bromo apresenta uma válvula (número 11), quando ela é aberta, a água cai no erlenmeyer. Quando o óleo essencial chega à região da válvula, fechamos a válvula e trocamos o erlenmeyer com água pelo outro erlenmeyer vazio para recolher o óleo essencial.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Destilação por arraste de vapor"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/destilacao-por-arraste-vapor.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante