Desidratação Intermolecular dos Álcoois

A desidratação intermolecular de álcoois é quando a reação ocorre entre moléculas, ocorrendo a perda de uma molécula de água para cada duas moléculas de álcool.

A reação orgânica de desidratação intermolecular dos álcoois é importante porque produz éteres que são muito utilizados na purificação de fármacos

O prefixo “inter” significa “entre” ou “no meio”, assim, a reação orgânica de desidratação intermolecular dos álcoois ocorre entre moléculas da mesma substância (do mesmo álcool) ou de substâncias diferentes (de misturas de álcoois) com a saída de uma molécula de água. Há também a formação de um éter.

Assim como ocorre na reação de Desidratação Intramolecular dos Álcoois, na desidratação intermolecular também é necessária a presença do ácido sulfúrico concentrado, porém, nesse caso, a temperatura é menor, ficando em torno de 140ºC, enquanto que na intramolecular fica em torno de 170ºC.

Veja como isso ocorre na reação abaixo:

Esse tipo de reação é mais comum em álcoois primários, sendo que os secundários e principalmente os terciários tendem a realizar a desidratação intramolecular.

No caso acima, as moléculas que reagiram foram do mesmo álcool. Agora veja como isso ocorre numa mistura de álcoois:

Os éteres formados são resultados das diversas combinações possíveis entre as moléculas dos álcoois.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Desidratação Intermolecular dos Álcoois"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/desidratacao-intermolecular-dos-Alcoois.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFAM) A reação de desidratação intermolecular de um composto orgânico, na presença de ácido sulfúrico a 140oC, produziu um líquido altamente inflamável, menos denso que a água, com forte ação anestésica e com caráter apolar suficiente para a extração de óleos e gorduras. O composto e o líquido que se enquadram nessas características são, respectivamente:

a) Propanol e acetato de etila

b) Metanol e metoximetano

c) Ácido acético e etanoato de etila

d) Acetona e etoximetano

e) Etanol e etoxietano

Exercício 2

(FGV-SP) Quando o etanol é posto em contato com o ácido sulfúrico, a quente, ocorre uma reação de desidratação, e os produtos formados estão relacionados com a temperatura de reação. A desidratação intramolecular ocorre a 170ºC e a desidratação intermolecular a 140ºC. Os produtos da desidratação intramolecular e da intermolecular do etanol são, respectivamente,

a) etano e etoxieteno.

b) eteno e etoxietano.

c) etoxieteno e eteno.

d) etoxietano e eteno.

e) etoxieteno e etano.