Constituição Química e Efeitos da Morfina

A morfina é um alcaloide (amina cíclica com anel heterocíclico contendo nitrogênio) extraído da flor da papoula e usado como medicamento para aliviar dores intensas.

Na cápsula da flor de papoula existe uma seiva da qual se extrai a morfina

A fórmula estrutural da morfina, que está representada logo abaixo, nos mostra que ela é um composto orgânico do grupo dos alcaloides. Esse é um subgrupo das aminas caracterizado pela presença de um anel heterocíclico contendo nitrogênio (em azul na imagem abaixo).   

Os alcaloides são compostos encontrados em folhas, raízes ou cascas, portanto, a morfina também é de origem vegetal. A sua descoberta se deu graças ao estudo do ópio, que é extraído de uma das plantas mais antigas empregadas pelo homem, a flor da papoula (Papaver somniferum).

O ópio e substâncias de caráter básico, como a morfina, são extraídos de uma seiva que escorre quando essa flor é cortada. O ópio é conhecido desde a época dos sumérios há 4000 anos a.C., sendo usado principalmente como analgésico.

Em 1804, Armand Séquin conseguiu isolar o principal componente do ópio, que recebeu o nome de morfina (nome derivado do deus grego do sono, Morpheu), pois ela podia ser usada como medicamento para induzir o sono.  No entanto, o seu uso principal passou a ser para aliviar dores intensas. Em 1853, a morfina já era o mais poderoso e potente analgésico do mundo.

A partir da morfina, identificaram-se potentes analgésicos centrais representados pela classe das 4-fenilpiperidinas, que podem ser usados com maior segurança, uma vez que os alcaloides, em geral, agem profundamente em nosso organismo, causando dependência física e psíquica. Por isso, o uso inadequado da morfina pode fazer com que a pessoa se torne dependente, levando-a até mesmo à morte.  

Desse modo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso desse medicamento somente em casos específicos, como no alívio de dores de certos tumores centrais em pacientes com câncer terminal. Seu uso só é permitido com prescrição e acompanhamento médico.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Constituição Química e Efeitos da Morfina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/constituicao-quimica-efeitos-morfina.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante