Concentração dos Reagentes e Velocidade das Reações

Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probabilidade de haver colisões efetivas entre suas partículas e maior será a velocidade da reação.

Abanar as brasas aumenta o contato com o oxigênio, o que aumenta a combustão
Abanar as brasas aumenta o contato com o oxigênio, o que aumenta a combustão

Podemos notar que sempre que aumentamos a concentração de um ou de todos os reagentes participantes de uma reação química, ocorre aumento de sua taxa de desenvolvimento, isto é, a velocidade da reação.

O contrário também é verdadeiro.  Por exemplo, atualmente está sendo recomendado que utilizemos o álcool gel no lugar do álcool comum, pois há um menor risco dele entrar em combustão e, assim, evitam-se acidentes. O álcool líquido comum é na realidade uma mistura de álcool e água, sendo que o álcool gel contém uma menor quantidade de álcool. Portanto, quando se diminui a concentração de um dos reagentes da combustão, no caso do álcool, a reação se processa mais lentamente. Em contrapartida, quanto mais puro estiver o álcool, mais rápida será a reação de combustão.

Conforme dito no texto  Condições para Ocorrência de Reações Químicas, uma das condições para que uma reação se processe é a colisão efetiva entre as partículas. Assim, o aumento da concentração dos reagentes faz com que se tenha uma maior quantidade de partículas ou moléculas confinadas num mesmo espaço. Isso aumenta a quantidade de choques entre elas e aumenta também a probabilidade de ocorrerem colisões eficazes que resultem na ocorrência da reação. O resultado é que a reação ocorre com maior rapidez.

Para constatar isso, pense no seguinte exemplo:quando temos uma brasa queimando e queremos que essa combustão se processe mais rapidamente, nós assopramos ou abanamos a brasa? Por que isso funciona?

Bem, um dos reagentes dessa reação de combustão é o oxigênio do ar. Quando abanamos, a corrente de ar retira a cinza que está sendo formada na combustão e isso facilita o contato do oxigênio com a brasa. Dessa forma, aumentamos o contato entre os reagentes e aceleramos a reação de combustão.

 Resumidamente, temos:

Quando trabalhamos com gases, uma forma de aumentar a concentração dos reagentes é diminuir a pressão. Quando fazemos isso, diminuímos o volume e, consequentemente, há um aumento nas concentrações dos reagentes.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Concentração dos Reagentes e Velocidade das Reações"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/concentracao-dos-reagentes-velocidade-das-reacoes.htm. Acesso em 02 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Fuvest-SP) Em solução aquosa ocorre a transformação:

H2O2 + 2 I- + 2 H+ → 2 H2O + I2
   (Reagentes)          (Produtos)

Em quatro experimentos, mediu-se o tempo decorrido para a formação de mesma concentração de I2, tendo-se na mistura de reação as seguintes concentrações iniciais de reagentes:


Tabela de exercício sobre concentração dos reagentes e velocidade das reações

Esses dados indicam que a velocidade da reação considerada depende apenas da concentração de:

a) H2O2 e I.

b) H2O2 e H+.

c) H2O2.

d) H+.

e) I

Exercício 2

(UEPG-PR) Aparas de magnésio foram colocadas para reagir com ácido clorídrico em diferentes concentrações. Em todas as amostras, observou-se que, após determinado tempo, ocorreu a dissolução do metal, com a evolução de gás hidrogênio. A respeito dessa experiência, considerando os dados apresentados na tabela abaixo, assinale o que for correto.


Exercício sobre inlfuência da concentração dos reagentes sobre a velocidade das reações

(01) Comparativamente, a reação da amostra 4 apresentou a maior velocidade média.

(02) Comparativamente, a amostra 1 liberou a maior quantidade de gás hidrogênio por causa da maior quantidade de magnésio dissolvido.

(04) Apesar de ter sido utilizada a mesma massa de Mg nas amostras 2 e 3, observa-se que o tempo de sua dissolução na amostra 2 foi maior, o que pode ser resultado da utilização de uma menor concentração de ácido clorídrico nessa amostra.

(08) Se nessa experiência tivesse sido utilizado magnésio em pó, a velocidade de todas as reações teria sido maior, por causa do aumento da superfície de contato entre os reagentes.

Exercício 3

A queima de combustíveis fósseis que contêm enxofre polui a atmosfera com dióxido de enxofre [SO2(g)], o qual pode oxidar-se e reagir com a água, formando chuva ácida [H2SO4(aq)]. O carbonato de cálcio (CaCO3), substância presente no mármore, reage com a chuva ácida segundo a reação:

CaCO3(s) + H2SO4(aq)→ CaSO4(s) + H2O(l) + CO2(g)

Esse fenômeno é responsável pela transformação do mármore de estátuas em gesso (material que contém sulfato de cálcio).

Qual dos fatores abaixo deve fazer com que essa reação seja mais rápida?

a) Condições atmosféricas com pH mais elevado.

b) Temperaturas baixas.

c) Condições atmosféricas com pH mais baixo.

d) Baixa pressão atmosférica.

Exercício 4

Qual das situações a seguir favorece a combustão do carbono presente no carvão, aumentando a velocidade dessa reação?

a) Usar um pedaço de carvão bem grande.

b) O comburente ser o ar atmosférico.

c) Abaixar a temperatura da vizinhança.

d) Usar como comburente oxigênio puro.