Conceito e exemplos de agente redutor e agente oxidante

O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia.

O contraste visualizado nos negativos fotográficos é resultado da redução dos íons de prata

Uma das características principais que distinguem uma reação de oxirredução (ou redox) das demais é a presença de um agente oxidante e de um agente redutor, que podem ser definidos da seguinte maneira:

Por exemplo, observe a reação química abaixo em que há a corrosão do alumínio (Al) em solução aquosa de ácido clorídrico (HCl). Os átomos de alumínio transferem elétrons para os cátions H+(aq) e produzem o cátion Al3+(aq):

Note que como o Al transferiu elétrons, isso significa que ele causou a redução dos cátions H+(aq); por isso ele é chamado de agente redutor. Já o cátion H+(aq) retirou os elétrons do alumínio, causando a oxidação desse metal; portanto ele atua como um agente oxidante.

No cotidiano existem muitos exemplos da atuação de agentes oxidantes e de agentes redutores. Veja alguns deles e, lembre-se, porém, de que em todos os casos a redução ocorre simultaneamente à oxidação; portanto, se há um agente redutor, também existe um agente oxidante.

  • Exemplos de agentes redutores:
  • Nos filmes fotográficos: os filmes fotográficos contêm sais de prata sensíveis à luz. Nos pontos em que há incidência de luz ocorre a redução de íons Ag+, resultando no contraste observado nos negativos.

  • Vitamina C: a vitamina C (ácido L-ascórbico) é um agente redutor poderoso em solução aquosa. Ela possui uma excepcional facilidade para ser oxidada e por isso é muito utilizada, principalmente em alimentos como um antioxidante, ou seja, ela é adicionada a outros alimentos e protege-os de possíveis oxidações, em razão do seu próprio sacrifício. Um exemplo são frutas como a maçã e a pera que escurecem em contato com o oxigênio do ar, porque elas oxidam. Mas, quando se adiciona uma pequena quantidade de suco de laranja ou de limão (que contêm vitamina C) na fruta cortada, isso evita que essa reação ocorra, porque a vitamina C age como agente redutor e oxida antes da fruta.

  • Gás hidrogênio: o gás hidrogênio (H2) é usado na propulsão de foguetes e é considerado uma das mais importantes alternativas energéticas, pois a sua combustão libera uma grande quantidade de energia e nenhum poluente. Nessa reação, o hidrogênio atua como agente redutor, sendo oxidado pelo oxigênio.
  • Exemplos de agentes oxidantes:
  • Na produção do vinagre: quando o vinho é exposto ao ar, ele se transforma em vinagre, cujo principal componente é o ácido acético. Isso ocorre porque o álcool etílico ou etanol presente no vinho oxida-se em contato com o oxigênio atmosférico, resultando no ácido acético. Assim, o oxigênio é um agente oxidante. Inclusive a origem do termo “oxidação” está relacionada à reação com o oxigênio.

  • Na ferrugem: conforme dito no exemplo anterior, o oxigênio atua como um agente oxidante do álcool; e ele faz isso também em contato com vários metais, como o ferro, causando o processo de ferrugem. Além do oxigênio do ar, outros agentes oxidantes nesse caso são a água ou uma solução ácida.
  • Nos alvejantes: o efeito branqueador dos alvejantes se dá em razão da presença dos dois agentes redutores a seguir: o ânion hipoclorito (em geral, na forma de sal sódico – NaOCl), presente, por exemplo, na água sanitária; e o peróxido de hidrogênio (H2O2), comercializado como água oxigenada. Esses dois compostos apresentam uma tendência muito grande de se oxidarem e causarem a redução de outras espécies químicas. Portanto, eles são responsáveis por oxidar as substâncias que conferem cor escura aos produtos. Por exemplo, na celulose, a lignina é quebrada e se torna mais clara e maleável. No caso de remoção de manchas e clareamento de tecidos, esses agentes oxidantes causam a oxidação de moléculas orgânicas, como gorduras e corantes.

  • Nos bafômetros: um bafômetro simples descartável consiste em um tubo transparente contendo uma solução aquosa do sal dicromato de potássio e sílica, umedecida com ácido sulfúrico; misturada com cor laranja. Esse sal, em contato com o vapor do álcool contido na respiração do motorista embriagado, reage, mudando a coloração para verde. Isso significa que é causada a oxidação do etanol (álcool) à etanal.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Conceito e exemplos de agente redutor e agente oxidante"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/conceito-exemplos-agente-redutor-agente-oxidante.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Identifique respectivamente a substância redutora e a oxidante da reação abaixo:

2 H2O + 2 F2 → 4 HF + O2

  1. O oxigênio e o flúor.

  2. O hidrogênio e o oxigênio.

  3. A água e o gás flúor.

  4. O gás flúor e a água.

  1. O flúor e o oxigênio.

Exercício 2

Ao longo do tempo, os objetos feitos de prata escurecem e perdem seu brilho, em razão do processo de oxidação da prata em contato com o oxigênio do ar e também com compostos que contêm enxofre (compostos sulfurados). Desse modo, a superfície do objeto fica com uma camada de cor azul ou ligeiramente violácea, que é o sulfeto de prata formado nessa reação:

4 Ag(s) + O2(g) + 2  H2S(g) →2 Ag2S(s) + 2  H2O(ℓ)

Analisando essa reação, vemos que há transferência de elétrons. Sobre ela, é incorreto afirmar:

  1. H2S(g) não participa na transferência de elétrons.

  2. H2S(g) é o agente redutor.

  3. A prata é o agente redutor.

  4. O oxigênio é o agente oxidante.

  1. A prata oxidou-se e o oxigênio reduziu-se.