Compostos sulfurados

De onde vem o odor de alho e cebola?

Um dos piores odores é, ao mesmo tempo, o que dá sabor a alimentos, estamos falando do cheiro de alho e cebola que muita gente detesta. Sabe de onde vem o odor específico desses temperos? Tudo pode se explicar a partir dos compostos sulfurados presentes nas moléculas dessas substâncias.

CH3 — CH2 — S — CH2 — CH3


A estrutura acima é correspondente a um tio-éter, ele se classifica como sulfeto em razão da presença do elemento central enxofre (S). Se esse composto for submetido a uma oxidação branda, se transforma em um dissulfeto:

CH3 — CH2 — S — S — CH2 — CH3
Dissulfeto de dietila

Repare na presença dos dois átomos centrais, eles constituem uma ponte — S — S — que tem função biológica: unir as longas moléculas de proteínas entre si.


A cebola contém um fitoquímico, a alicina, cuja estrutura corresponde a um dissulfeto. A alicina, além de ser responsável pelo odor característico, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas.

O alho, por sua vez, auxilia no combate a gripes e resfriados e tem a capacidade de abaixar o nível de colesterol no sangue e ainda reduzir o risco de câncer gástrico.

Portanto, os compostos sulfurados, apesar do odor nada agradável, contribuem para nossa saúde.
 

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Compostos sulfurados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/compostos-sulfurados.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O cheiro defensivo da jaritataca é em razão de uma mistura de substâncias, entre as quais estão incluídas as seguintes:

    SH            CH3                             SH
    │               │                                 │
H2C ─ CH2 ─ CH ─ CH3                      H2C ─ CH ═ CH ─ CH3

Qual das alternativas a seguir traz a nomenclatura correta desses compostos sulfurados respectivamente?

a) 3-metil-1-butanotiol e 2-buteno-1-tiol.

b) 2-metil-4-butanotiol e 2-buteno-4-tiol.

c) 3,3-dimetil-1-propanotiol e 2-buteno-1-tiol.

d) 1,1-dimetil-3-propanotiol e 2-buteno-1-tiol.

e) 2-etil-4-butanotiol e 2-buteno-1-tiol.

Exercício 2

O gás de cozinha é, fundamentalmente, uma mistura dos gases propano e butano. Para fazer com que o consumidor detecte prontamente qualquer vazamento, são introduzidas no gás de cozinha pequenas quantidades de tióis (mercaptanas). Essas substâncias têm um odor extremamente desagradável, podendo ser detectadas baixíssimas concentrações delas no ar. Uma das mercaptanas empregadas para esse fim [e o 1,1-dimetiletanotiol. Qual é a fórmula estrutural dessa substância?


Alternativas em exercício sobre tióis