Centrifugação, sifonagem e destilação fracionada

A centrifugação, a sifonagem e a destilação fracionada são métodos de separação de misturas que envolvem processos mais elaborados que os tradicionais usados para esse mesmo fim.

A centrífuga é usada para a separação de componentes do sangue.

A centrifugação, a sifonagem e a destilação fracionada são métodos subsequentes aos tradicionais usados na separação de misturas.

Centrifugação

Realizar a centrifugação nada mais é do que acelerar o processo de decantação. Se o objetivo for separar rapidamente o sólido de um líquido, podemos submeter a mistura a uma centrífuga. Ela vai girando em alta velocidade e depositando no fundo as partículas sólidas, que são mais densas.

Um exemplo prático desse método é a centrifugação do sangue (veja a imagem principal), realizada em laboratórios de análises clínicas. O sangue é colocado em compartimentos e, então, sofre a ação de uma força centrípeta (força que puxa a mistura para o centro da trajetória em um movimento circular). Dessa forma, o plasma é separado dos outros componentes do sangue para análise posterior.

Outro exemplo se aplica em nossas casas por meio das máquinas de lavar roupas. Já reparou como sua roupa é centrifugada?
As lavadoras possuem um dispositivo para centrifugar, o qual é acionado quando se deseja secar a roupa. Essa roupa gira em alta velocidade contra a superfície, no interior da máquina. Tal movimento faz com que a água seja extraída das roupas.

Sifonagem

Após realizar o processo de decantação mostrado em Dissolução, filtração e decantação, se não for possível entornar o líquido obtido no decantamento, podemos retirá-lo com o auxílio de um sifão. O sifão é um cano com um formato especial, normalmente feito de plástico ou vidro, empregado para escoar a água de um recipiente para outro.

 

Nesse caso, o sifão foi empregado para transportar um líquido de uma altura para outra. No caso, a mais baixa, passando por um ponto mais alto. O aparelho denominado “sifão” deu origem ao termo sifonagem.

Destilação Fracionada

Esse método é bem mais complexo do que o usado na destilação simples. Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de dois ou mais líquidos que possuem pontos de ebulição não muito próximos. A solução é aquecida e, inicialmente, ocorre a separação do líquido com menor ponto de ebulição. A solução continua sob aquecimento, e o líquido com o ponto de ebulição acima do primeiro é separado. E assim ocorre, sucessivamente, até a separação do líquido com maior ponto de ebulição.

A destilação fracionada é o método utilizado em indústrias petroquímicas para separar os diversos derivados do petróleo, conforme mostra a imagem a seguir:

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Centrifugação, sifonagem e destilação fracionada"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/centrifugacao-sifonagem-destilacao.htm. Acesso em 03 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas