Bateria de última geração

Bateria em fase experimental

Muitas vezes, na esperança de não deixar uma bateria de celular descarregar, usamos de artifícios nada confiáveis, como por exemplo, esperar descarregar até o fim e assim prolongar a vida útil. Vamos apresentar aqui uma novidade que promete acabar com essa ideia falsa de economia: são as novas baterias com lítio de última geração.

Mas primeiro é preciso saber do que se tratam as baterias que ficarão na história: as convencionais. Elas também são feitas de Lítio, mais precisamente de íons do elemento, o que elas não têm é o tempo de vida útil que a nova bateria promete. A convencional possui um ciclo aproximado de 500 recargas, ou seja, após este período você nota uma diminuição no rendimento desta bateria. Já nas modernas o número de recargas dobra para 1000, sem falar na vantagem de que a recarga é feita na metade do tempo.



Agora pense: se você recarrega seu celular a cada dois dias, a bateria atual lhe permite uma vida útil de dois anos, mas com a bateria de última geração você prolonga este uso e não precisará deixar seu celular recarregar por várias horas seguidas. Ainda não foram lançadas no mercado, estão em fase de pesquisa, mas em breve farão parte de nosso cotidiano movido a baterias.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Bateria de última geração"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/bateria-ultima-geracao.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante