Arroz preto ou integral: qual a melhor pedida?

Analise a composição do arroz antes de levá-lo à mesa

A ideia de acabar com a barriguinha é bastante atraente para a mulherada, e para isso elas não medem esforços. Alguns dizem que o arroz preto pode solucionar o problema da gordura abdominal, mas será que apenas uma mudança na coloração deste cereal o torna menos calórico?

Procure a resposta comparando a composição do arroz preto e do integral (até então considerado o mais saudável).


*A análise foi feita para uma proporção de 100 gramas de cada tipo de arroz.

A análise de calorias, feita para ambos os tipos de arroz, confirma o suposto: o arroz preto é sim menos calórico. Compare os valores:

Arroz preto: 346 cal
Arroz integral: 360 cal


As 14 calorias podem fazer diferença ao longo dos dias, considerando que o arroz é um alimento de consumo diário. Essa diferença poderá ser notada na diminuição dos números de seu manequim.

Para quem sofre com prisão de ventre temos uma ótima dica: o arroz preto contém mais fibras que o integral. O intestino parado acarreta em desconforto e irritabilidade e, aliás, este é um dos fatores que contribui para o aumento de volume na região abdominal.

Arroz preto: 8,4 g de fibras
Arroz integral: 4,8 g de fibras

Os quase 50% a mais de fibras do arroz preto irão facilitar o trânsito intestinal. E não é só isso, alimentos ricos em fibras são mais concentrados, ou seja, pequenas porções de arroz preto já são suficientes para matar sua fome e dar a sensação de saciedade.

Em se tratando de magnésio (Mg), o mineral responsável pela fixação de cálcio nos ossos, não restam dúvidas, o arroz preto é a melhor opção.

Arroz preto: 190 mg de Mg
Arroz integral: 110 mg de Mg

A vantagem do arroz integral está na reposição de energia, graças à quantidade de carboidratos (77,5 g) que é maior se comparada ao do arroz preto (72 g). Uma boa dica para aqueles que praticam esportes diariamente.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Arroz preto ou integral: qual a melhor pedida?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/arroz-preto-ou-integral-qual-melhor-pedida.htm. Acesso em 30 de abril de 2024.

De estudante para estudante