Algarismos significativos nas medidas químicas

Os algarismos significativos de uma medida são todos os números conhecidos com exatidão, mais um último dígito duvidoso.

Os algarismos significativos indicam a precisão da medida

A Química é uma ciência que não conseguiria se desenvolver sem considerar os aspectos quantitativos. É por isso que inúmeras experiências são realizadas e muitas medidas são feitas, tais como massa, temperatura, volume etc.

Assim, é de grande importância que a pessoa que faz essas medidas saiba o que são os algarismos significativos e quais são as regras para sua utilização.

Os algarismos significativos são todos os números que representam medidas determinadas experimentalmente, sendo que apenas o último número é um dígito duvidoso.

Por exemplo, considere a temperatura em graus Celsius (ºC), medida no termômetro abaixo:

Observe que temos certeza de que a temperatura se encontra entre 1,8 ºC e 1,9 ºC. Se desejássemos, seria possível estimar os centésimos dos graus. Considerando que a coluna está mais próxima da marca de 1,8 ºC, poderíamos dizer que a temperatura é de 1,82 ºC. No entanto, o último dígito é duvidoso, não se pode afirmar que essa é a temperatura correta.

Assim, essa medida (1,82 ºC) possui 3 algarismos significativos, sendo que o último dígito (2) é incerto.

Todos os algarismos à direita do número duvidoso devem ser desconsiderados.

Além disso, o zero será considerado somente se ele fizer parte do número da medida obtida, se ele vier à esquerda de outros dígitos, não é considerado significativo, pois nestes casos são usados apenas para indicar a casa decimal.

Por exemplo, considere que a medida experimental foi de 750,8. Nesse caso, temos 4 algarismos significativos, sendo que se conta o zero porque ele faz parte do número. Se esse valor fosse expresso por notações científicas, tais como 0,0007508 . 106, 0,007508 . 105 e 75,08 . 101, eles também teriam todos 4 algarismos significativos, porque os zeros à esquerda são meros ocupantes de casas decimais.

No entanto, se esse valor fosse escrito como 7,5080. 102, agora seria diferente, porque iria se subentender que o valor do dígito após o 8 é conhecido, o que não é o caso do número anterior (750,8). Por isso, nesse caso, são 5 algarismos significativos.

Os algarismos significativos são importantes porque eles indicam a precisão de uma medida, isto é, a medida mais precisa é aquela que contém mais algarismos significativos. Lembrando que a precisão de uma medida indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras.

O equipamento utilizado interfere nesse caso, pois existem alguns que são mais precisos que outros.

Pense, por exemplo, no peso de uma amostra medida numa balança de incerteza de décimo de g (± 0,1 g), encontrando-se o valor de 5,6 g. Essa mesma amostra é então medida numa balança analítica cuja incerteza é de décimo de miligrama (±0,0001 g) e o valor é de 5,6137. A segunda medida é mais precisa, pois possui mais algarismos significativos.

No caso do arredondamento dos algarismos significativos, temos as seguintes regras:

  • Maior que 5: Aumenta-se uma unidade.

Exemplo: 23,4987 = 23,499

  • Igual a 5: Se o número à esquerda do 5 for par, permanecerá igual, mas se for ímpar, aumenta-se uma unidade.

Exemplos:
Par: 7,2845 = 7,284
Ímpar: 6, 275 = 6,28

  • Menor que 5: Permanece o mesmo número.

Exemplo: 2,1921 = 2,192.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Algarismos significativos nas medidas químicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/algarismos-significativos-nas-medidas-quimicas.htm. Acesso em 02 de maio de 2024.

De estudante para estudante