Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela presença da tríade: falta de atenção, inquietação e impulsividade.

A desatenção é um dos sintomas do Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade.
Crédito da Imagem: shutterstock

O Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade, bastante conhecido apenas pela sigla TDAH, pode ser definido como um transtorno que se caracteriza por desatenção, impulsividade e inquietação.

A seguir, vamos falar mais a respeito desse transtorno, que afeta cerca de 5% das crianças e está diretamente relacionado com problemas de comportamento, queda na produtividade escolar e dificuldade de adaptação.

Leia também: As diferenças entre doenças, síndromes e transtornos

Causas do TDAH

As causas do TDAH são variadas e parecem resultar de uma combinação entre fatores biológicos, ambientais, sociais e genéticos. De acordo com a Associação Brasileira do Deficit de Atenção, estudos já relacionaram o TDAH com causas hereditárias, substâncias ingeridas na gravidez, sofrimento fetal, exposição ao chumbo, entre outros fatores.

Ainda de acordo com a Associação, apesar de algumas teorias sugerirem que problemas familiares poderiam causar TDAH, até o momento, acredita-se que o quadro pode ser agravado em um indivíduo, mas não causado devido a esses problemas.

Sintomas do TDAH

De acordo com a Associação Brasileira do Deficit de Atenção, dois tipos de sintomas aparecem em pessoas com TDAH:

  • Desatenção;

  • Hiperatividade-impulsividade.

Na infância, a desatenção característica do TDAH causa uma série de dificuldades quando o assunto é a assimilação do conteúdo escolar. A criança apresenta dificuldade de atentar-se a detalhes; seguir instruções; finalizar atividades, sendo essas cotidianas ou escolares; e envolver-se em atividades que requerem grande esforço mental.

Ainda, o indivíduo frequentemente: esquece atividades diárias; muda de assunto; distrai-se durante conversas; alterna as tarefas; e muda de foco com outros estímulos.

Indivíduos com TDAH apresentam dificuldade de ficarem quietas.

Além disso, as crianças com TDAH apresentam grande dificuldade de ficarem quietas, são muito agitadas e apresentam problemas comportamentais, como dificuldade de cumprir regras. No que diz respeito aos sintomas de hiperatividade, a criança: agita bastante os pés e as mãos; levanta-se de carteiras, em sala, frequentemente; movimenta-se à noite excessivamente; corre em situações em que isso não é o indicado ou permitido; e não consegue envolver-se em atividades silenciosas.

O sintoma de impulsividade pode ser observado também facilmente nas crianças. O paciente com TDAH, geralmente, responde sem pensar e apresenta dificuldade em esperar sua vez nas atividades.

Nos adultos, os problemas do TDAH também aparecem. Estima-se que cerca de 60% das crianças e adolescentes que apresentaram esse transtorno na infância continuaram com alguns sintomas na vida adulta.

Indivíduos com esse problema são desatentos com suas atividades normais, como o trabalho, por exemplo, e apresentam dificuldade de determinar prioridades para o que deve ser feito. Comumente, interrompem seus trabalhos dando inicio a outros, sem conseguirem finalizar o que já haviam começado, sentindo-se, muitas vezes, sobrecarregados. A inquietação nesses pacientes tende a ser mais branda do que aquela observada na fase infantil.

Leia também: Você sabe reconhecer os sinais de deficit de atenção?

Diagnóstico do TDAH

O diagnóstico correto de TDAH só pode ser realizado por um profissional devidamente habilitado, uma vez que muitos desses sintomas podem estar associados a outros transtornos. Vale destacar que não há exames específicos, como ressonância ou eletroencefalograma, para a detecção do transtorno, sendo o diagnóstico inteiramente clínico.

Para identificar corretamente o TDAH, o profissional (que pode ser, por exemplo, um psiquiatra, neurologista ou pediatra) irá analisar os sintomas do paciente, sua duração, frequência, intensidade e persistência. O profissional irá avaliar, ainda, os prejuízos decorrentes desses sintomas para a vida do paciente. Apenas após essas análises, o diagnóstico pode ser fechado.

Tipos de TDAH

O TDAH pode ser dividido em três tipos básicos tendo como base os sintomas apresentados pelo indivíduo. São tipos de TDAH:

  • TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;

  • TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;

  • TDAH combinado.

Quando se observa crianças e adolescentes com TDAH, verifica-se uma maior incidência do tipo combinado. No sexo feminino, aparece com mais frequência o TDAH com predomínio de sintomas de desatenção, sendo esse um tipo que se caracteriza por uma maior necessidade de ajuda no que diz respeito às atividades escolares.

O TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade, por fazer com que o indivíduo torne-se mais agressivo e apresente maior quantidade de transtorno de conduta, acaba causando maior rejeição desse indivíduo por parte dos colegas. Vale salientar, nesse ponto, que um tratamento adequado é fundamental não só para a melhoria dos sintomas do indivíduo como também do seu relacionamento com outras pessoas.

Leia também: Dificuldades de aprendizagem

Tratamento do TDAH

Indivíduos com TDAH devem realizar terapia.

O tratamento para o TDAH é feito com ajuda de medicamentos e terapia. Dentre os medicamentos utilizados, destaca-se a ritalina, que terá doses e horários de administração determinados por um médico.

Dentre as terapias, destaca-se a chamada Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que é uma forma de psicoterapia muito recomendada para pessoas com o transtorno aqui abordado. Quando o paciente apresenta transtornos na fala, pode ser recomendada, ainda, ajuda de um fonoaudiólogo.

Vale salientar que o paciente com TDAH em idade escolar merece atenção especial para que possa obter melhores resultados. Portanto, é fundamental que professores utilizem técnicas adequadas para facilitar o aprendizado desse indivíduo, lembrando-se sempre de nunca propor atividades muito longas e explicar, passo a passo, o que se deseja em uma atividade. Nesse caso, é fundamental que escola e pais trabalhem juntos.

É também importante dizer que o não tratamento pode trazer consequências graves para a vida de um indivíduo. De acordo com a Associação Brasileira do Deficit de Atenção “[...] há inúmeras pesquisas mostrando que o TDAH está associado ao fracasso acadêmico, abandono escolar, acidentes de trânsito, uso de drogas e álcool, divórcio, entre outras situações negativas na vida adulta”.

Assim sendo, ao perceber-se os sintomas aqui abordados, é fundamental a procura por ajuda especializada.

Perguntas frequentes

Quais os sintomas do TDAH?

  • Os principais sintomas são: desatenção, hiperatividade, impulsividade, dificuldade de assimilação do conteúdo escolar, entre outros.

Qual o tratamento para o TDAH?

  • O tratamento para o TDAH é feito com ajuda de medicamentos e terapia.

Qual a causa do TDAH?

  • Estudos já relacionaram o TDAH com causas hereditárias, substâncias ingeridas na gravidez, sofrimento fetal, exposição ao chumbo, entre outros fatores.

Como é feito o diagnóstico de TDAH?

  • O profissional deverá analisar os sintomas do paciente, sua duração, frequência, intensidade e persistência.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/transtorno-deficit-atencao.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante