Poltergeist

Fenômeno sobrenatural

É um fenômeno sobrenatural cujo nome de origem alemã significa espírito que causa ruídos. Envolvem situações físicas como chuvas de pedras, movimentação de objetos, aparecimento e desaparecimento de objetos, aparecimento de sons, água e luzes.

Desde o século XVII se investiga tais fenômenos. Acreditavam que o poltergeist era feitos de bruxaria ou possessão diabólica. Já no século XIX, quando tais crenças declinaram, acreditavam que tais fatos eram provocados com atos bem pensados e trabalhados ou que eram obras de espíritos desencarnados.

Hoje, os parapsicólogos acreditam que tais fatos acontecem por pessoas vivas com grande faculdade psicogenética que se exaltaria por causa de traumas emocionais e usaria suas forças em objetos. Normalmente, o epicentro ou a pessoa que provoca o fenômeno é adolescente de maioria do sexo feminino que vive em atrito com outra pessoa onde passa por períodos de instabilidade emocional. Geralmente, o poltergeist tem duração limitada e gera dificuldade de apontar o epicentro.

Diferencia-se de assombrações pelo fato de o poltergeist ocorrer quando o epicentro está com outras pessoas com o objetivo de perturbar onde permanece por minutos podendo chegar a alguns anos. A assombração, em contra partida, ocorre em casas, prédios de forma automática sem ter objetivo focado e sem intervenção humana podendo durar séculos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Poltergeist"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/poltergeist.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante