Homossexualidade

A homossexualidade refere-se à situação na qual o interesse e o desejo sexual dirige-se a pessoas do mesmo sexo. É uma das possibilidades verificadas de manifestação da sexualidade e afetividade humana.

A homossexualidade pode estar relacionada a várias causas, como a determinação genética, proposta pelo geneticista Dean Hamer ao descobrir genes, designado por ele de GAY-1. Hipótese esta que, apesar de não aceita no meio científico americano, foi defendida, onde a homossexualidade é colocada como consequência de uma variação genética, e não como uma opção ou estilo de vida.



Daryl Bem, psicólogo da Universidade de Cornell (EUA) ao pesquisar a formação intra-familiar concluiu que alguns fatores como o tipo de relação com a mãe, com o pai, o tipo de investimento familiar podem determinar a homossexualidade.

A teoria psicanalítica aponta que a homossexualidade pode estar relacionada com a forte ligação com a mãe, onde se estabelece uma relação maior com esta por ser mais dominadora, ao passo que o pai é uma figura passiva.

A homossexualidade não é compreendida como um transtorno médico ou psiquiátrico. 

Patrícia Lopes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Homossexualidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/homossexualidade.htm. Acesso em 02 de maio de 2024.

De estudante para estudante