Anatomia da Cabeça e Pescoço

A cabeça humana é constituída por ossos que se encaixam, constituindo o crânio cuja função é proteger o encéfalo. Entre o crânio e o encéfalo ainda existem outras proteções chamadas meninges e líquido cefalorraquidiano. Essas estruturas cefálicas são ligadas, umas a outras pelos nervos, até o cérebro e este recebe sensações e percepções memorizando-as ou não e as transmitindo.

O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca. A face é constituída por catorze ossos, são duas maxilas, dois zigomáticos, dois lacrimais, dois nasais, dois cornetos inferiores, dois palatinos, um vômer e uma mandíbula.

Já o pescoço, é constituído por sete vértebras cervicais que fazem ligações com o crânio, com as clavículas e com a coluna vertebral. É também constituído por músculos que permitem a movimentação da cabeça. Seu interior é composto pela laringe, pela traquéia, pelo esôfago, pela glândula tiróide, pelo osso hióide, pela cartilagem tiróide e pela cartilagem cricóide.

É extremamente sensível, pois uma vez seccionado faz com que o indivíduo perca a vida pelo fato de interromper a comunicação entre o corpo e o cérebro.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Anatomia da Cabeça e Pescoço"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/odontologia/anatomia-da-cabeca-e-pescoco.htm. Acesso em 02 de maio de 2024.

De estudante para estudante