O que são sais inorgânicos?

O que são sais inorgânicos? Trata-se de compostos iônicos formados por cátions e ânions que apresentam inúmeras aplicações.

O cloreto de sódio pode ser obtido a partir da água do mar

Sais inorgânicos são formados pela associação iônica de pelo menos um cátion (formado por metal qualquer ou pelo amônio) e um ânion (simples ou composto).


Fórmula molecular geral de um sal

Quando adicionados à água, os sais sofrem dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente do hidrônio (H+) e um ânion diferente do hidróxido (OH-).


Equação da dissociação de um sal qualquer

Classificação dos sais

Os sais, de forma geral, podem apresentar as seguintes classificações:

  • Sal simples: sal formado por apenas um cátion e um ânion. Exemplos: NaCl, CaSO4, KCN, NH4CO3 etc.

  • Sal hidrogenado: apresenta dois cátions (sendo um deles obrigatoriamente o hidrônio) e um ânion. Exemplos: NaHCO3, CaHBO3 etc.

  • Sal hidroxilado: apresenta um cátion e dois ânions (sendo um deles obrigatoriamente o hidróxido). Exemplos: MgOHCl, Al(OH)2ClO3 etc.

  • Sal hidratado: apresenta moléculas de água associadas à sua estrutura cristalina. Exemplos: CaCl2.2H2O, CuSO4.6H2O etc.

  • Sal duplo: apresenta dois cátions (todos diferentes do hidrônio) e um ânion ou um cátion e dois ânions (todos diferentes do hidróxido). Exemplos: TiPO4CN, AgFeBO3 etc.

  • Alúmen: é o sal formado por dois sulfatos com cátions de NOX igual a +1 e +3, além de 24 moléculas de água. Exemplos: Ag2SO4.Al2(SO4)3.24H2O, Na2SO4.Sb2(SO4)3.24H2O

Regra de nomenclatura dos sais

Nome do ânion + de + nome do cátion

→ K3PO4

O sal apresenta o ânion fosfato (PO4-3) e o cátion potássio (K+1), logo, seu nome é fosfato de potássio.

→ CaSO3

O sal apresenta o ânion sulfito (SO3-2) e o cátion cálcio (Ca+2), logo, seu nome é sulfito de cálcio.

OBS.: Se o cátion não for a prata, o zinco ou um elemento que pertença às famílias IA, IIA e IIIA, devemos indicar seu NOX com um algarismo romano na frente do nome do cátion.

→ Cu2SO4

O sal apresenta o ânion sulfato (SO4-2) e o cátion cálcio (Cu+1), logo, seu nome é sulfato de cobre I.

  • Sal hidrogenado: Para esse sal, antes do nome do ânion, devemos escrever o prefixo referente à quantidade de hidrogênios na fórmula. Esse prefixo deve ser separado da palavra hidrogeno por um hífen.

→ NaHCO3

O sal apresenta um hidrogênio, o ânion carbonato e o cátion sódio, logo, seu nome é mono-hidrogeno-carbonato de sódio.

  • Sal hidroxilado: Para esse sal, antes do nome do ânion, devemos escrever o prefixo referente à quantidade de hidroxilas na fórmula. Esse prefixo deve ser separado da palavra hidróxi por um hífen.

→ Al(OH)2ClO3

O sal apresenta duas hidroxilas, o ânion clorato e o cátion alumínio, logo, seu nome é di-hidróxi-clorato de alumínio.

  • Sal hidratado: Para esse sal, após o nome do cátion, devemos escrever o prefixo referente à quantidade de moléculas de água na fórmula. Esse prefixo deve ser separado da palavra hidratado por um hífen.

→ CaCl2.2H2O

O sal apresenta duas moléculas de água, o ânion cloreto e o cátion cálcio, logo, seu nome é cloreto de cálcio di-hidratado.

  • Sal duplo com dois cátions: Para esse sal, devemos escrever a palavra duplo entre parênteses após o nome do ânion e, em seguida, o nome do cátion mais eletropositivo e o outro cátion.

AgFeBO3

Esse sal apresenta a prata (cátion mais eletropositivo) e o cátion ferro II, além do ânion borato. Seu nome é borato (duplo) de prata e ferro II.

  • Sal duplo com dois ânions:

    Nome do ânion mais eletronegativo + hífen + nome do ânion menos eletronegativo + de + nome do cátion

TiPO4CN

Esse sal apresenta o cátion titânio IV, além do fosfato (ânion mais eletronegativo) e do ânion cianeto. Seu nome é fosfato-cianeto de titânio IV.

  • Sal alúmen: Para esse sal, ignoramos a regra geral. Basta escrever o termo alúmen seguido do nome do cátion de carga +3 e do nome do cátion de carga +1, respectivamente, separados pela conjunção e.

→ Na2SO4.Sb2(SO4)3.24H2O

O sal alúmen apresenta o cátion +3 antimônio e o cátion + 1 sódio, logo, o seu nome é alúmen de antimônio III e sódio.

Características físicas dos sais

  • São sólidos em temperatura ambiente;

  • Possuem elevados pontos de fusão e ebulição;

  • São formados a partir de ligações iônicas;

  • Conduzem corrente elétrica no estado líquido (após sofrer fusão) ou quando dissolvidos em água;

  • De forma geral, são solúveis em água, mas existem sais que são considerados praticamente insolúveis.

Propriedades químicas dos sais

Os sais são compostos que apresentam a capacidade de reagir quimicamente (desde que não apresentem o mesmo cátion ou o mesmo ânion da outra substância) com diversos grupos de substâncias, a saber:

  • Em uma reação de dupla troca com um ácido: formam um novo sal e um novo ácido.

  • Em uma reação de dupla troca com uma base: formam um novo sal e uma nova base.

  • Em uma reação de dupla troca com outro sal: formam dois novos sais.

Alguns sais possuem a capacidade de sofrer decomposição quando submetidos ao calor, formando duas ou mais substâncias novas. Se aquecermos o bicarbonato de sódio (NaHCO3), por exemplo, ele sofrerá decomposição, formando o carbonato de sódio (Na2CO3), água (H2O) e gás carbônico (CO2).


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que são sais inorgânicos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-sao-sais-inorganicos.htm. Acesso em 04 de maio de 2024.

De estudante para estudante