O que é oxidação?

Oxidação é um processo de perda de elétrons por parte de um átomo, grupo ou íon que resulta no ganho desses elétrons por outra espécie, modificando assim a substância.

Definição de oxidação.

Oxidação é o nome dado ao processo de perda de elétrons por um átomo, grupo ou espécie iônica durante uma reação química. Ela é identificada a partir do aumento do NOX (número de oxidação) da espécie ou átomo quando se comparam reagente e produto.


Equação da oxidação do ferro.

Na equação acima, por exemplo, podemos indicar o NOX de cada um dos participantes:

  • Oxigênio no reagente (O): possui NOX 0 por ser uma substância simples;

  • Oxigênio no produto: possui NOX -2 por não estar ligado a um metal alcalino, alcalinoterroso ou hidrogênio formando peróxidos ou superóxidos;

A corrosão é um sinal visual típico da ocorrência de oxidação.
  • Ferro no produto: possui NOX +3 porque a somatória do NOX do ferro multiplicado por 2 (quantidade de átomos) + NOX do oxigênio multiplicado por 3 deve resultar em 0 por ser uma substância composta:

x.2 + 3.(-2) = 0

2x – 6 = 0

2x = +6

x = + 6
      2

x = +3

Comparando o NOX do ferro do reagente (0) para o produto (+3), observamos um aumento, ou seja, ele sofreu o processo da oxidação. Vale frisar que a ocorrência da oxidação vem sempre acompanhada do fenômeno da redução (que significa o ganho de elétrons), identificada pela diminuição do NOX, como ocorre com o oxigênio no exemplo.

Leia também: Determinação do Número de Oxidação (NOX)

São exemplos de situações em que ocorre oxidação:

Combustão

A combustão de uma material também é um indicativo de oxidação.

Combustão é toda reação química que ocorre na presença de um combustível qualquer e do comburente gás oxigênio (O2), resultando na produção de calor e luz. Em toda reação de combustão ocorre oxidação.

Algumas reações orgânicas

Em toda reação orgânica que ocorre na presença dos meios listados a seguir, ocorre o processo de oxidação:

  • Dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou permanganato de potássio (KMnO4);

  • Presença de um ácido forte ou uma base forte;

  • Gás ozônio (O3) na presença de zinco metálico (Zn) e água (H2O).

Pilhas ou baterias

Pilhas são dispositivos em que sempre ocorre oxidação.

Pilhas ou baterias são dispositivos eletroquímicos que armazenam substâncias químicas. Uma dessas substâncias sofrerá oxidação, e a outra sofrerá redução, resultando na produção de corrente elétrica.

Eletrólise

Eletrólise é um processo químico em que uma solução aquosa contendo um sal é submetida a uma corrente elétrica, que acaba promovendo a oxidação dos ânions presentes nesses materiais. Em toda eletrólise, ocorre oxidação.

 

Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que é oxidação?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-oxidacao.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante