O que é sintaxe?

O que é sintaxe? Trata-se do conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados.

Sintaxe sãos as regras que determinam as possibilidades de associação entre as palavras

Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas. Ela é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados.

Todas as línguas, além de possuírem um léxico composto por milhares de palavras, possuem também algumas regras que determinam o modo como as palavras podem combinar-se para formar os enunciados. Essas regras são aquilo que definem a sintaxe das línguas. É função da sintaxe organizar a estrutura das unidades linguísticas (sintagmas) que se combinarão em sentenças. Quando um sujeito interage verbalmente com outro, ele organiza as sentenças linguísticas de maneira a transmitir um significado completo para que possa ser compreendido.

Embora não exista apenas uma forma de organização das sentenças linguísticas, o fato de as línguas terem sua sintaxe própria nos impede de realizar combinações aleatórias das palavras. Observe:

  • Mês passado, Ana comprou um carro novo.

  • Ana comprou, mês passado, um carro novo.

  • Ana comprou um carro novo mês passado.

  • Um carro novo Ana comprou mês passado.

  • Mês passado, um carro novo Ana comprou.

  • Um carro novo Ana comprou mês passado.

Como você pôde observar, o sentido do enunciado fica preservado e é compreensível, apesar das diferentes possibilidades de organização sintática das palavras. Dessa forma, é possível verificar como a sintaxe organiza a estrutura dos sintagmas que se combinarão em sentenças. Entretanto, há combinações que não conseguem formar um enunciado com sentido completo, por exemplo:

Mês passado carro um Ana comprou.

Como falantes da Língua Portuguesa, somos capazes de reconhecer todas as palavras do enunciado, mas concluímos que a ordem como estão dispostas não produz sentido completo. Com o exemplo acima, é possível verificar como a sintaxe determina as possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados.

Relações e funções sintáticas

Conforme vimos, os enunciados das línguas refletem uma organização específica prevista na língua, e essa associação de palavras é sempre regulada pela sintaxe, a qual define as sequências possíveis no interior dessas estruturas. Para que possamos compreender as estruturas sintáticas, é relevante conhecermos quais são os tipos de relações e de funções sintáticas.

  • Relações sintáticas

Trata-se das relações estabelecidas entre as palavras que definem as estruturas possíveis na sintaxe das línguas. Veja o exemplo:

Ana comprou um carro novo mês passado.

- Ana: agente da ação expressa pelo verbo 'comprar';

- Mês passado: quando a ação foi realizada.

  • Funções sintáticas

Trata-se da função de cada elemento na sentença ao se relacionar com os demais elementos que compõem o enunciado. Quando é possível estabelecermos uma relação sintática entre os elementos de um enunciado, esses elementos desempenham uma função sintática específica. Leia novamente o exemplo:

Ana comprou um carro novo mês passado.

- Ana: sujeito do verbo 'comprar'.

- Um: adjunto adnominal.

- Um carro novo: objeto direto de comprar.

Como você pôde observar, realizar a análise sintática dos enunciados da língua significa explicitar as estruturas, as relações e as funções dos termos que os constituem.

Viu só como é importante e fácil estudar sobre a sintaxe da língua portuguesa? Sugerimos que leia também a respeito da Morfologia. Boa leitura e bons estudos!

 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "O que é sintaxe?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-sintaxe.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas