O que é Guerra de Troia?

A Guerra de Troia foi a mais famosa guerra da história, estando na gênese da formação da civilização grega.

Cavalo de Troia. A cena retratada refere-se ao episódio final da Guerra de Troia.

A Guerra de Troia foi a mais famosa das guerras de toda a história. Opondo uma coalizão de gregos aos troianos, o conflito teria durado cerca de 10 anos, provavelmente no século XIII ou XII a.C. Não se sabe ao certo se a guerra realmente ocorreu ou se seria mais um dos inúmeros mitos da civilização grega.

De toda forma, tem-se no imaginário grego antigo que essa guerra foi iniciada após uma visita dos filhos do rei de Troia a Esparta, Heitor e Paris. Este acabou se apaixonando pela esposa do rei troiano, Helena, e a levou consigo na volta para casa. Após descobrir o rapto, Menelau, o esposo traído, declara guerra aos troianos. O que se sabe dessa história e de seus personagens está principalmente nos poemas Ilíada e Odisseia, atribuídos a Homero e considerados as principais fontes sobre a mitologia grega.

Confira no nosso podcast: 5 coisas que você precisa saber sobre os deuses gregos

Resumo sobre Guerra de Troia

  • Foi um conflito histórico entre gregos e troianos.

  • Durou cerca de 10 anos, e o último ano de guerra é retratado na Ilíada, de Homero.

  • Sua causa foi o rapto de Helena, esposa do rei espartano, por Paris, filho do rei de Troia.

  • Aquiles e Heitor foram os principais heróis do conflito, e este conseguiu matar aquele, que era um semideus, atingindo-o com uma flecha.

  • Odisseu, conhecido por sua engenhosidade, teve a ideia de construir o Cavalo de Troia, dentro do qual estavam os gregos, que conseguiram entrar, assim, em Troia e destruí-la, vencendo a guerra.

Qual foi o motivo da Guerra de Troia?

“O amor de Helena e Paris”, quadro de Jacques-Louis David (1748-1825) que retrata o motivo inicial da Guerra de Troia.

A Guerra de Troia teria se iniciado após uma viagem diplomática de Paris Alexandre e Heitor, filhos do rei de Troia, Príamo, a Esparta. Na famosa cidade grega, Paris teria conhecido Helena, mulher do rei espartano Menelau, famosa por sua beleza e por quem Paris imediatamente se apaixonou.

Paris havia sido muito bem tratado por Menelau, mas, em um momento de ausência do rei espartano, Paris envolveu-se com Helena e decidiu raptá-la, levando-a para Troia. A história de amor de Paris e Helena havia sido premeditada por Afrodite, deusa do amor e protetora de Paris.

Ao descobrir o rapto, Menelau declarou guerra a Troia e tentou unificar as diversas tribos gregas contra os troianos. Troia localizava-se no Helesponto, na atual Turquia. Era uma grande cidade, cercada por uma intransponível muralha.

O principal líder dos aqueus (como eram conhecidos os gregos à época) era Agamenon, irmão de Menelau, e o principal guerreiro aqueu era Aquiles, filho da ninfa Tétis e de Peleu, conhecido pela sua força, quase imbatível. Entretanto, Aquiles somente participou da Guerra de Troia após ser convencido por Odisseu (Ulisses), principalmente pela fama que a participação na guerra traria aos combatentes.

Guerra de Troia na Ilíada e na Odisseia

A principal fonte de informação da Guerra de Troia é o poema épico Ilíada, criado por Homero. A Guerra de Troia representou ainda o fim da era dos heróis, como Aquiles e Heitor, dando início posteriormente à era dos homens comuns. Muitos desses heróis morreram em combate ou tiveram sua volta para casa dificultada pelos deuses, como foi o caso de Odisseu (Ulisses), retratado por Homero na Odisseia.

A Ilíada iniciou-se no décimo ano das batalhas. Após diversas vitórias gregas, a sorte virou para os troianos quando Aquiles desentendeu-se com Agamenon sobre a distribuição dos saques que haviam sido realizados, principalmente o que envolveu uma sacerdotisa do templo de Apolo. Com a retirada de Aquiles dos combates, os troianos conseguiram importantes vitórias.

Entretanto, Pátroclo vestiu-se com a armadura de Aquiles, seu primo, e foi morto por Heitor. Com a morte de seu ente querido, Aquiles voltou à guerra, duelando com Heitor, filho do rei Príamo, e matando-o. No entanto, mesmo a superioridade conseguida pelos gregos com essa morte não possibilitou a eles entrarem na fortificada cidade.

Quem venceu a Guerra de Troia?

Estátua de Aquiles ferido no calcanhar por uma flecha, no fim da Guerra de Troia.

Depois de tanto tempo de guerra, e ainda impedidos de entrar em Troia, uma solução foi dada pelo astuto Odisseu. A ideia era criar um enorme cavalo de madeira que seria oferecido ao rei Príamo como presente, indicando o fim da guerra. Contudo, dentro do famoso Cavalo de Troia ficariam os principais guerreiros gregos, e a esquadra que estava ancorada próximo a Troia seria mudada de lugar, dando a impressão de retirada grega.

Príamo aceitou o presente. Uma vez dentro da cidade, os gregos iniciaram sua destruição, saqueando-a e destruindo-a totalmente. Muitos foram mortos, como Aquiles, que, apesar de toda sua força, foi atingido em seu calcanhar por uma flecha envenenada lançada por Paris. Com a entrada dos gregos na cidade e com sua destruição, teve fim a Guerra de Troia, a mais famosa da história.


Por Me. Tales Pinto

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "O que é Guerra de Troia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-guerra-troia.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas