O que é blitzkrieg?

O que é blitzkrieg? Trata-se de uma tática de guerra alemã que coordenava ataques de vários grupamentos do Exército e foi a grande responsável pelos sucessos iniciais na guerra.

A infantaria alemã foi essencial para o sucesso da blitzkrieg nos primeiros anos da Segunda Guerra

A blitzkrieg (guerra-relâmpago, em alemão) foi uma tática de guerra utilizada pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Foi considerada inovadora na fase inicial da guerra e contribuiu largamente para as vitórias conquistadas pelos alemães.

As forças alemãs eram formadas pelos seguintes grupos:

  • Wehrmacht: infantaria

  • Kriegsmarine: marinha de guerra

  • Luftwaffe: aviação de guerra

  • Divisões panzer: formadas pelos veículos blindados (tanques)

A blitzkrieg coordenava ataques da infantaria, aviação e blindados com grande velocidade e força, de maneira a abrir as linhas de defesa inimiga e cercar as tropas adversárias para forçar sua rendição.

Na blitzkrieg, as forças alemãs utilizavam a Luftwaffe para realizar ataques atrás das linhas de defesa adversárias com o objetivo de destruir as linhas de comunicação e dificultar a transmissão de ordens. Além disso, a utilização da aviação de guerra era importante para a defesa de ataques aéreos e para promover a destruição dos campos de poucos adversários.

O uso da infantaria e dos blindados acontecia na chamada Schwerpunkt, a estratégia do ponto focal. Nessa estratégia, as forças alemãs escolhiam um ponto focal no exército adversário, onde promoveriam ataques constantes e alternados entre infantaria, apoiada com artilharia, e ataques blindados. O objetivo era abrir uma brecha nas defesas adversárias. A partir dessa brecha, as forças alemãs promoviam rápidos deslocamentos para infiltrar e separar as forças inimigas, podendo cercá-las a partir daí.

Utilização da Blitzkrieg


Franceses desolados com o desfile do exército nazista sobre Paris em junho de 1940

O exército alemão aprimorou o uso da blitzkrieg durante as campanhas realizadas contra a Polônia em 1939 e nas campanhas que foram concluídas com a conquista da França em 1940. Na fase inicial da guerra, a utilização da blitzkrieg foi essencial para que as vitórias alemãs acontecessem em muitos locais da Europa.

A primeira utilização ocorreu na Polônia, em 1939, quando o exército alemão, formado por cerca de 1,5 milhão de soldados, 3.600 veículos blindados e 1.929 aviões, cruzou a fronteira e iniciou o ataque. Esperava-se que a Polônia pudesse resistir alguns meses ao conflito, porém, em pouco mais de 20 dias, a Alemanha havia conquistado todo o país.

A blitzkrieg também levou à conquista e ocupação da Noruega após mais de 60 dias de batalha em maio e junho de 1940. Além disso, Dinamarca, Holanda e Bélgica foram igualmente ocupados por tropas alemãs.

O ataque à França começou no dia 10 de maio de 1940. No dia 4, as tropas alemãs desfilaram vitoriosas em Paris e, por volta do dia 25, a França rendeu-se. Apesar disso, o historiador Max Hastings afirma que a campanha alemã na França não foi resultado somente da blitzkrieg, mas também do despreparo do exército francês em comparação com as forças alemãs.

A blitzkrieg também foi utilizada na fase inicial da invasão da União Soviética, mas a resistência obstinada dos soviéticos e o enfraquecimento da máquina de guerra alemã, seja em vidas, seja em recursos, levaram a União Soviética a reverter o quadro da guerra.

Por Daniel Neves
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "O que é blitzkrieg?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-blitzkrieg.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante