O que é inércia?

Você sabe o que é inércia? Inércia é a tendência de um corpo de manter seu estado inicial de repouso ou de movimento. Esse estado inicial só pode ser alterado por uma força.

Jovem sentada, com expressão de dúvida, olhando para o escrito “O que é inércia?”.
A inércia é a tendência de um corpo de manter-se em repouso ou em movimento.

Você sabe o que é inércia? A inércia é a tendência natural de um objeto resistir a alterações em seu estado original de repouso ou de movimento. Em outras palavras, um objeto parado sempre tende a permanecer parado, e um corpo em movimento sempre tende a manter o movimento. Essa tendência natural que cada corpo tem de manter seu estado inicial só pode ser alterada pela aplicação de uma força externa.

Leia também: Afinal, o que é força?

Explicação da inércia

Inércia é a tendência de um corpo de manter seu estado inicial de repouso ou de movimento. Esse estado inicial só pode ser alterado por uma força. A inércia foi explicada por Isaac Newton em seu trabalho intitulado Philosophie Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), publicado em 1687. Essa obra lançou as bases para o desenvolvimento dos conceitos da Mecânica, ramo da Física que se dedica ao estudo dos movimentos. A imagem a seguir ilustra a ideia de inércia:

Ilustração representativa do conceito de inércia.

Na imagem acima, as bolinhas tendem a manter o movimento mesmo com a parada do carrinho.

Veja também: Primeira lei de Newton — detalhes sobre o princípio da inércia

Exemplos de aplicação do conceito de inércia

A seguir, veja alguns exemplos de aplicação do conceito de inércia:

  • A importância do uso do cinto de segurança está em evitar a ejeção do corpo de uma pessoa no caso da ocorrência de uma colisão. Imagine um veículo que esteja trafegando a 100 km/h e que, dentro dele, haja um passageiro que não está com cinto de segurança. Caso ocorra uma colisão, o veículo será brutalmente desacelerado, e o corpo desse passageiro, por inércia, tenderá a manter o movimento, sendo ejetado do veículo a 100 km/h.

  • Ao molhar as mãos e sacudi-las para retirar o excesso de água, o líquido abandona a mão por inércia na tentativa de manter o movimento imposto a ele.

  • No arranque de um ônibus, os corpos dos passageiros são impelidos para trás na tentativa de manter o repouso.

Acesse também: Qual a relação entre a inércia e as lesões em acidentes?

Massa, a medida quantitativa da inércia

A massa de um corpo representa a dificuldade imposta por ele ao repouso ou ao movimento, portanto, é considerada como a medida quantitativa da inércia. Imagine que um carro esteja parado em um semáforo e, ao lado, haja um enorme caminhão. No momento em que o semáforo indica a cor verde, o carro sai na frente do caminhão sem nenhuma dificuldade, pois sua massa é muito menor, oferecendo menos resistência ao movimento.

Outro caso que pode exemplificar a relação entre massa e inércia é a dificuldade em frear um trem. A enorme massa desse móvel impõe extrema dificuldade à frenagem, e, por isso, o maquinista sempre aciona os freios muito antes do local desejado para a parada. Podemos entender que, quanto maior a massa de um corpo, maior é sua inércia e mais difícil é colocar esse objeto em movimento ou pará-lo.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é inércia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-inercia.htm. Acesso em 01 de abril de 2025.

De estudante para estudante