O que é aceleração?

A aceleração é a grandeza vetorial que determina a taxa de variação da velocidade em função do tempo.

Aceleração é uma das principais grandezas físicas.

Você sabe o que é aceleração? A aceleração é a grandeza física que determina a taxa de variação da velocidade em função do tempo. Em outras palavras, ela indica o aumento ou a diminuição da velocidade com o passar do tempo. A aceleração é uma grandeza vetorial, portanto possui módulo, direção e sentido.

Leia também: Aceleração centrípeta — grandeza física vetorial do movimento circular uniforme (MCU)

Unidade de medida para aceleração

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida para a velocidade é o metro por segundo (m/s) . Como a aceleração é a razão entre a variação de velocidade e a variação do tempo, a sua unidade é fruto da razão entre as unidades de velocidade e de tempo, portanto:

A aceleração é dada em metros por segundo ao quadrado, ou seja, um corpo que possui aceleração igual a 8 m/s2 tem a sua velocidade aumentada em 8 m/s  a cada segundo de movimento.

Módulo da aceleração

A quação abaixo determina o módulo da aceleração:

 

  • a  → aceleração (m/s2 ).
  •   → variação de velocidade (metros por segundo).
  •   → variação do tempo (s).

Direção e sentido da aceleração

Quando o valor da aceleração é positivo, significa que ocorreu um aumento da velocidade com o passar do tempo. Nesse caso, o movimento é chamado de movimento acelerado. No movimento acelerado, o vetor aceleração possui mesma direção e sentido do vetor velocidade.

Quando o valor da velocidade é negativo, significa que ocorreu uma diminuição da velocidade com o passar do tempo. Nesse caso, o movimento é chamado de movimento retardado. No movimento retardado, o vetor aceleração possui mesma direção e sentido oposto à velocidade.

Movimento acelerado.

Veja também: Afinal, o que é velocidade média?

Aceleração da gravidade

A aceleração da gravidade é a taxa da velocidade de um corpo que cai, em queda livre, em direção ao centro da Terra. Todo corpo que executa queda livre nas proximidades da superfície terrestre cai sempre com o mesmo valor de aceleração. Essa aceleração é conhecida como aceleração da gravidade e está relacionada com a massa do planeta e o quadrado da distância entre o corpo e a superfície do planeta.

Para a Terra, a aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s2 . Isso quer dizer que nas proximidades da superfície terrestre, qualquer corpo que esteja em queda livre possuirá um aumento de velocidade referente a 9,8 m/s  a cada segundo de movimento. Na Lua, por exemplo, esse acréscimo corresponde a 1,6 m/s  a cada segundo, logo a gravidade de nosso satélite natural é de 1,6 m/s2 .             


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é aceleração?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-aceleracao.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante