O que são linfonodos?

Quando compreendemos o que são linfonodos e seu papel no organismo, torna-se mais fácil entender como nosso corpo atua em uma infecção.

Os linfonodos estão dispostos no trajeto dos vasos linfáticos.

Linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos, são órgãos formados por tecido linfoide e estão distribuídos por todo nosso corpo. Eles estão localizados, por exemplo, nas axilas, na virilha e no pescoço e estão ligados a vasos linfáticos.

Características dos linfonodos

Os linfonodos possuem tamanhos variados, alguns têm cerca de 1mm de comprimento e outros têm até 2 cm. Apresentam, de maneira geral, um formato que se assemelha ao de um feijão. Possuem uma porção chamada hilo, que é o local por onde entram as artérias e saem as veias e vasos linfáticos eferentes. No linfonodo também há a presença de vasos linfáticos aferentes localizados no lado oposto ao hilo.

Eles possuem uma cápsula que os envolve e que forma, em seu interior, compartilhamentos incompletos. Logo abaixo da cápsula, temos uma região chamada cortical e, mais ao centro, temos a região chamada medular (veja a figura abaixo).


Observe a estrutura de um linfonodo.

Nos linfonodos, encontramos diferentes células, tais como linfócitos B, plasmócitos, macrófagos, células reticulares e células foliculares dendríticas. Os plasmócitos, normalmente, encontram-se em maior número na medula, se comparados com a quantidade em que se apresentam na região cortical. Podemos concluir, então, que os linfonodos estão relacionados com nosso sistema imune.

Função dos linfonodos

A função dos linfonodos é filtrar a linfa (líquido incolor com composição semelhante à do plasma sanguíneo), garantindo, assim, a remoção de partículas estranhas e evitando que estas entrem no sistema circulatório quando a linfa retornar. A remoção de partículas estranhas acontece graças às células do sistema imunológico que estão presentes no órgão. A circulação da linfa no linfonodo segue apenas uma direção, penetrando, através dos vasos linfáticos aferentes, pelo lado convexo do órgão e saindo pelo hilo, através dos vasos linfáticos eferentes.

Leia também: Drenagem linfática

Aumento dos linfonodos

O aumento dos linfonodos indica que algo não está bem no nosso corpo. Esse inchaço indica que o linfonodo está filtrando a linfa e retirando dela partículas estranhas. Vale salientar que, quando os linfonodos estão combatendo infecções, tornam-se doloridos. Pelo fato de os linfonodos aumentarem de tamanho durante infecções, é comum que os médicos procurem por esse sinal quando um paciente está doente.


O inchaço dos linfonodos pode indicar uma infecção.

Pescoço, virilha e axila apresentam linfonodos que aumentam de tamanho e podem ser sentidos. Geralmente, o inchaço ocorre em cada área de linfonodo por vez, porém pode acontecer de mais de uma área estar acometida. Esse processo é denominado linfadenopatia generalizada.

Curiosidade: Recebe o nome de linfoma o câncer que começa nos linfonodos.

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que são linfonodos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-sao-linfonodos.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante