O que é hormônio?

Entender o que é hormônio facilita a compreensão da influência dessa sustância em nosso organismo e da importância de manter as taxas hormonais adequadas.

As glândulas endócrinas produzem hormônios

Hormônios são tradicionalmente definidos como substâncias, produzidas por glândulas endócrinas, que são liberadas na corrente sanguínea e atuam sobre tecidos-alvo, ligando-se a receptores específicos. Eles são responsáveis pelas mais variadas funções, atuando desde o crescimento de uma pessoa até a regulação da sua capacidade reprodutiva, seu comportamento e seu metabolismo. Os hormônios estão ligados a respostas fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, portanto.

O que são glândulas endócrinas?

As glândulas endócrinas produzem secreção e lançam-na na corrente sanguínea. Essa secreção liberada é o que chamamos de hormônio. Como exemplo de glândula endócrina, podemos citar a hipófise, tireoide, ovários e testículos.

Como os hormônios agem?

Os hormônios são lançados na corrente sanguínea e atuam como sinalizadores químicos. Alguns hormônios atuam bem próximo do local onde foram produzidos; outros, no entanto, percorrem longos trechos para alcançar o órgão no qual exercerá seu papel.

O órgão ou tecido onde os hormônios atuam são chamados de tecidos-alvo ou órgãos-alvo. Esses locais possuem receptores que reconhecem hormônios específicos, respondendo apenas a essas substâncias. Essa característica é extremamente importante para impedir que um hormônio afete a ação de outro órgão ou tecido.

O principal regulador da secreção dos diferentes hormônios no corpo humano é o mecanismo de feedback, que pode ser positivo ou negativo, sendo esse último o responsável pela secreção da maioria dos hormônios.

No feedback negativo, a resposta do sistema ocorre para reverter a direção de uma mudança. Para entender esse mecanismo, basta pensar na queda de glicose. Esse estímulo faz com que as células da ilhota de Langerhans que produzem glucagon liberem esse hormônio, estimulando o fígado a liberar glicose e, assim, aumentar a sua concentração no sangue.

Alguns hormônios do corpo humano

  • Hipotálamo: responsável por produzir a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH). A ocitocina é promove a contração do útero no parto e estimula a ejeção do leite. Já o ADH garante a reabsorção de água pelos néfrons.

  • Hipófise: produz vários hormônios, como o tireoestimulante (TSH), o do crescimento (GH) e a prolactina. O TSH estimula a tireoide a produzir seus hormônios. O GH estimula o crescimento dos ossos. Já a prolactina estimula as glândulas mamárias a produzir leite.

  • Tireoide: produz a tiroxina (T4), triiodotironina (T3) e calcitonina. Os hormônios T3 e T4 atuam no metabolismo, e a calcitonina inibe a perda de cálcio nos ossos.

  • Paratireoide: produz o paratormônio, que é responsável por manter os níveis de cálcio no sangue adequados ao estimular a retirada desse mineral dos ossos.

  • Pâncreas: produz a insulina e o glucagon, dois hormônios relacionados com o controle da quantidade de açúcar no sangue.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é hormônio?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-hormonio.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante