O que é androceu?

Entender o que é androceu e sua função é fundamental para compreender melhor o processo de reprodução sexuada das angiospermas, ou seja, das plantas com flores.

Definição de androceu.

Androceu é o termo utilizado para identificar um conjunto de estames, estrutura da flor que carrega o pólen. O androceu é frequentemente chamado também de parte masculina da flor, uma vez que é nesse local que são produzidos os grãos de pólen (estruturas que possuem em seu interior o gametófito masculino).

Leia também: Grão de pólen

Estames

Estame é a parte da flor onde são produzidos os grãos de pólen. Ele pode estar inserido no receptáculo floral (é chamado, nesse caso, de estame livre) ou estar unido às pétalas (nesse caso, chamado de epipétalo). O estame é formado por duas partes básicas: o filete e antera. Veja a figura a seguir:


Observe as partes básicas de um estame: o filete e antera.

  • Filete: é uma haste onde se liga a antera. A antera pode unir-se ao filete na base, no dorso ou pelo ápice, recebendo o nome, respectivamente, de antera basifixa, dorsifixa e apicefixa.

  • Antera: onde estão os sacos polínicos, local onde são produzidos os grãos de pólen. Geralmente as anteras possuem quatro sacos polínicos, os quais estão organizados em dois pares. Cada lobo da antera (teca) contém dois sacos polínicos. A liberação do grão de pólen ocorre pela abertura das tecas. Essa liberação pode ocorrer pelo surgimento de fenda longitudinal, por poros na região do ápice da teca ou ainda por valvas.

Leia também: Polinizadores


A abertura da antera garante a liberação do grão de pólen.

Os estames podem ser denominados de monadelfos, diadelfos e poliadelfos. Os estames monadelfos são aqueles que estão unidos em um único grupo. Estames diadelfos estão unidos em dois grupos. Poliadelfos, por sua vez, estão unidos em muitos grupos.

Número de estames em uma planta

O número de estames varia muito de uma planta para outra. Enquanto algumas plantas apresentam apenas um estame, outras possuem um grande número dessas estruturas. Analisando a quantidade de estames e o número de pétalas, podemos classificar as flores em:

  • Isostêmones: mesmo número de estames e pétalas.

  • Oligostêmones: menos estames do que pétalas.

  • Polistêmones: mais estames do que pétalas.

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é androceu?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-androceu.htm. Acesso em 04 de maio de 2024.

De estudante para estudante