Olimpíada de Astronomia 2017 recebe inscrições até 2 de abril

Provas serão aplicadas no dia 19 de maio para estudantes de todos os anos do ensino fundamental e médio.

Olimpíada Brasileira de Astronomia
Crédito da Imagem: OBA

Estão abertas até o dia 2 de abril as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2017. Podem participar estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. As inscrições devem ser feitas pelas escolas, sem nenhum custo. 

Faça aqui a inscrição de sua escola

Os estudantes serão divididos em quatro níveis, de acordo com a escolaridade:

Nível 1: alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental;
Nível 2: alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental;
Nível 3: alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental;
Nível 4: alunos do ensino médio.

A olimpíada é disputada em uma única etapa, com prova aplicada nas escolas no dia 19 de maio. A prova será constituída de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica, com duração de duas horas para os níveis 1, 2 e 3 e de quatro horas para os participantes do último nível.

No ano passado, mais de 744 mil estudantes de 7.915 escolas de todo o País participaram da OBA. Em 20 edições, a olimpíada já superou a marca de 8 milhões de alunos participantes.

Premiação

Todos os participantes da OBA 2017 receberão certificados no final do ano. Os melhores colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com o desempenho. Ao todo, serão distribuídas 40 mil medalhas entre todos os níveis.

Os alunos com melhor desempenho também vão representar o Brasil na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica e na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em 2018.

Custos

A edição deste ano da OBA recebeu R$ 420 mil do Governo Federal, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O valor é considerado insuficiente para arcar com os cursos de medalhas, certificados e material de divulgação. Há dois anos, por exemplo, a olimpíada recebeu R$ 820 mil.

Por causa do corte no orçamento, os organizadores da OBA diminuíram em 5 mil o número de medalhas, cortaram a divulgação por meio de material impresso e não poderão custear a ida dos melhores colocados para as olimpíadas internacionais. Caso queiram participar, os vencedores terão que arcar com os custos da viagem.

Mais informações no Regulamento da OBA 2017.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LESME, Adriano. "Olimpíada de Astronomia 2017 recebe inscrições até 2 de abril"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/noticias/olimpiada-astronomia-2017-recebe-inscricoes-ate-2-abril/3123393.html. Acesso em 04 de maio de 2024.