Monkeypox: Brasil começa aplicação de vacinas contra doença

Inicialmente, a vacina contra a Mpox será aplicada em dois grupos prioritários

A vacina aplicada no Brasil é da empresa Bavarian Nordic A/S [1]
Crédito da Imagem: azrin_aziri

O Brasil começa a aplicar hoje (13) as vacinas contra a Mpox, popularmente chamada de varíola dos macacos. 

A primeira fase de vacinação da campanha será aplicada em 47 mil pessoas. A recomendação do ministério da saúde é de que as vacinas sejam aplicadas com um intervalo de 30 dias entre as doses.

O envio das doses será feito de acordo com as solicitações de cada estado. A vacina aplicada no Brasil é da empresa Bavarian Nordic A/S. Segundo a pasta, a primeira leva de vacinas é destinada para os seguintes públicos:

Pré-exposição:

  • pessoas que convivem com HIV/aids com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses

  • profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus

Pós-exposição

  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox.

Leia mais: Saiba tudo sobre a varíola dos macacos

 

Casos de Mpox no Brasil

De acordo com dados do ministério de saúde, o Brasil registrou mais de 50 mil casos suspeitos de Mpox. Destes, 20,3% foram confirmados. 

Varíola dos Macacos

Anteriormente, a Mpox era chamada de varíola dos macacos. O nome da doença mudou no ano passado, após consulta pública feita pela Organização Mundial da Saúde.

A varíola dos macacos é uma doença viral similar à varíola humana (erradicada no mundo, em 1980, por meio de uma campanha mundial de vacinação), entretanto, mais branda e menos letal.

Créditos da imagem:

[1] azrin_aziri

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Miguel. "Monkeypox: Brasil começa aplicação de vacinas contra doença"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/noticias/monkeypox-brasil-comeca-aplicacao-de-vacinas-contra-doenca/3128937.html. Acesso em 02 de maio de 2024.