MEC revoga portaria sobre abertura de novos cursos de Medicina

Portaria foi publicada na noite do dia 31 de dezembro de 2022, último dia do Governo Bolsonaro

Mec revoga portaria que altera medidas para abertura de cursos de Medicina

O Ministério da Educação (MEC) revogou portaria do Governo Bolsonaro que trazia novas regras para a abertura de cursos de Medicina no Brasil.

A portaria foi publicada nas últimas horas do dia 31 de dezembro e entre vários pontos, a medida atrelava a aprovação de novas vagas a uma descrição do plano de inserção do curso de Medicina na rede local de saúde.

Além disso, a portaria ainda determinava que as instituições de ensino superior destinassem cerca de 10% da receita bruta (das mensalidades) para a rede local do Sistema Único de Saúde (SUS). A verba deveria ser destinada para a infraestrutura de serviços. 

A portaria foi revogada pelo novo ministro da Educação, Camilo Santana, pelo "princípio da prudência". Camilo ainda afirmou que uma avaliação criteriosa da medida deve ser feita para garantir a segurança de seus termos. 

Discussão

Para o Estadão, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) afirmou que a revogação foi coerente, uma vez que as autorizações para o curso de Medicina precisam passar por um protocolo específico.

Já o Conselho de Medicina foi contrário à decisão, apesar de entender a medida. A informação é do Estadão. 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Miguel. "MEC revoga portaria sobre abertura de novos cursos de Medicina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/noticias/mec-revoga-portaria-sobre-abertura-de-novos-cursos-de-medicina/3128752.html. Acesso em 19 de maio de 2024.