Governo Federal lança cartilha de segurança para ambiente escolar

A cartilha faz parte das ações do  Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelo MEC

Cartilha tem como objetivo a prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 19 de abril, a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”. Confira o documento aqui. 

O documento visa orientar a comunidade escolar, incluindo estudantes, familiares, profissionais da educação, de saúde mental, proteção e assistência social.

Cartilha do MEC

Além disso, a cartilha também é destinada para policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança, entre outros.  

Na cartilha, há informações como canais de denúncia sobre ameaças e ataques contra as escolas, orientações para as entidades e instituições de ensino no combate aos atos de violência.

Também há a indicação para as instituições de ensino criem espaços e processos inclusivos de acolhimento.

Violência nas Escolas

A cartilha faz parte das ações do  Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar. 

O objetivo da cartilha é dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência nas escolas e nas universidades.
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Miguel. "Governo Federal lança cartilha de segurança para ambiente escolar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/noticias/governo-federal-lanca-cartilha-de-seguranca-para-ambiente-escolar/3129015.html. Acesso em 19 de maio de 2024.